Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes da UFSM desenvolvem protótipo para auxiliar crianças com TEA nas salas de aula



Em um gesto de inovação e empatia, alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Cachoeira do Sul, desenvolveram um protótipo destinado a proporcionar maior conforto para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula. O projeto, entregue no mês de abril — mês de conscientização do autismo — representa um avanço significativo na busca por ambientes escolares mais inclusivos e acessíveis.

A iniciativa surgiu da necessidade de adaptar os espaços educacionais para melhor atender às demandas sensoriais das crianças com TEA, que frequentemente enfrentam desafios relacionados a ruídos, iluminação e disposição dos móveis. A partir de reuniões com especialistas da área da educação, os estudantes projetaram e construíram um dispositivo que auxilia na regulação sensorial, promovendo um ambiente mais acolhedor e seguro para os alunos.

Após semanas de trabalho, o protótipo foi entregue à Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul, que analisará sua possível implementação nas escolas da rede. A expectativa é que o dispositivo contribua para a melhoria da concentração, do bem-estar e da interação das crianças no ambiente escolar, promovendo uma educação mais equitativa e respeitosa às diferentes formas de aprendizagem.

O projeto representa não apenas o compromisso dos estudantes da UFSM com a inovação tecnológica, mas também evidencia a importância da colaboração entre universidade e comunidade na construção de soluções para desafios reais. Com essa iniciativa, Cachoeira do Sul dá um passo importante em direção a uma educação mais inclusiva, reforçando a necessidade de adaptações e políticas que garantam o direito ao aprendizado para todos.

A ação demonstra que pequenos avanços podem gerar grandes impactos na vida das pessoas.

Equipe envolvida:

  • João Vitor Rodrigues Priebe e Luan Pedro Brixner (alunos do curso de Engenharia Mecânica)

  • Prof. Ederval Lisboa (Coordenador do curso de Engenharia Mecânica)

  • Profa. Carla Zinn (Secretária Municipal de Educação de Cachoeira do Sul)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-6699

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes