Na manhã desta sexta-feira (9), o auditório do campus da Universidade Federal de Santa Maria em Cachoeira do Sul (UFSM-CS) sediou uma manhã de trocas, aprendizados e planejamento conjunto. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMEd), em parceria com a UFSM-CS, teve como foco a formação de professores para a realização de feiras de ciências nas escolas da rede municipal.
A programação contou com falas de representantes da SMEd e da UFSM, além de professores da rede municipal que compartilharam experiências sobre a organização e o desenvolvimento de projetos voltados às feiras de ciências. A abertura foi conduzida por Leticia Lopes da Silveira da Silva, da SMEd, que destacou a importância do encontro para o fortalecimento das práticas pedagógicas nas escolas.
Em seguida, a professora Mariana Vieira Coronas, da UFSM-CS, apresentou o projeto de extensão “Ações e Práticas Sustentáveis na Educação Ambiental”, destacando a experiência da parceria entre universidade e escolas municipais.
Os professores da rede municipal Guilherme Baumann Achterberg, Mônica Fortes Meier e Samantha Bordignon relataram suas vivências nas escolas e na Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação promovida pela UFSM-CS. Em suas falas, evidenciaram o envolvimento dos estudantes, os desafios enfrentados e os impactos positivos do trabalho desenvolvido.
A equipe responsável pela organização da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação da UFSM-CS — composta pelos professores Jocenir Boita, Glauber Rodrigues Quadros e Lucinéia Fabris — compartilhou bastidores do evento acadêmico, além de destacar aprendizados e desafios que podem orientar os projetos desenvolvidos nas escolas da rede.
Após o intervalo, os participantes se dedicaram à construção colaborativa do regulamento da feira de ciências que será implementada nas escolas municipais, sob orientação da professora Leticia Lopes da Silveira da Silva. O momento serviu para alinhar critérios, metodologias e os próximos passos do programa.
O encerramento reforçou o espírito de parceria entre a universidade e a rede municipal de ensino, além da expectativa de que a formação resulte em feiras mais organizadas, inclusivas e inspiradoras, ampliando o protagonismo estudantil e o incentivo à pesquisa no ambiente escolar.