Na tarde da última sexta-feira, 9 de maio, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o campus da Universidade Federal de Santa Maria em Cachoeira do Sul (UFSM-CS) e a Prefeitura Municipal. A formalização do termo aconteceu com a presença do diretor do campus, professor Anderson Dal Molin, e do vice-diretor, professor Giovani Zabot. Representando o Executivo municipal, participaram o prefeito Leandro Balardin, a secretária de Gestão, Governança, Parcerias e Inovação, Paola Liziane Silva Braga, o procurador jurídico Bruno Borchhardt Muller, além do vereador Ricardinho Machado.
Com duração de cinco anos e sem envolvimento de repasses financeiros, o acordo tem como objetivo aproximar a universidade da gestão municipal por meio da contribuição técnica e científica da UFSM em estudos e projetos de caráter tecnológico, social, ambiental, cultural, entre outros.
“Estamos muito felizes em assinar mais um acordo de cooperação e poder ajudar nossa prefeitura e nossa região. Esse é um dos papéis do nosso campus aqui em Cachoeira do Sul: poder ajudar nossa comunidade e o nosso município a crescer. E estamos sempre à disposição, de portas abertas, para auxiliar”, afirmou o diretor Anderson Dal Molin.
Como primeiro desdobramento prático da parceria, o plano de trabalho anexo ao acordo solicita um estudo de melhorias para a interseção entre a Avenida Brasil e a rua Alarico Ribeiro, ponto de grande fluxo de veículos na cidade.
O procurador jurídico do município, Bruno Borchhardt Muller, destacou a relevância do diálogo com a UFSM: “Primeiramente, gostaria de parabenizar a universidade. Desde o início da nossa gestão estivemos em sintonia, visitando a Universidade. Temos feito ótimas relações com a UFSM e a gente espera que daqui pra frente a gente só evolua isto, conseguindo construir as melhorias que nossa cidade precisa”.