A Universidade Federal de Santa Maria – campus Cachoeira do Sul comemora a conquista de dois de seus docentes na Chamada CNPq Nº 18/2024 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, que reconhece trajetórias acadêmicas de destaque e pesquisas com impacto científico, tecnológico e social. Foram contemplados o professor Lucas Veiga Ávila e a professora Laura Lisiane Callai dos Santos.
A modalidade, uma das mais tradicionais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), valoriza pesquisadores(as) que aliam excelência acadêmica e contribuição para a formação de recursos humanos, bem como resultados relevantes para a ciência, a inovação e a sociedade.
Professor Lucas Veiga Ávila – Inovação e sustentabilidade para a transição energética
Pela primeira vez contemplado com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa – nível PQ-C, o professor Lucas Ávila destaca que a aprovação representa “o reconhecimento da consistência, relevância e impacto da trajetória científica”, fortalecendo não apenas seu trabalho individual, mas também o papel do Laboratório GRIN, dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação nos quais atua.
Sua pesquisa tem como foco a inovação para a transição energética em empresas de manufatura, integrando critérios econômicos, ambientais e sociais para analisar práticas energéticas no setor produtivo. A abordagem alia métodos como análise multicritério e técnicas de decisão em ambientes de incerteza, aplicando-os em áreas como Indústria 4.0, economia de baixo carbono, economia circular, inovação social e gestão de riscos ambientais.
Além de artigos e modelos aplicados, o impacto de sua atuação se reflete na formação de mais de 40 estudantes em iniciação científica, TCCs, mestrado e doutorado, muitos deles com trajetória acadêmica ou profissional consolidada no Brasil e no exterior.
Professora Laura Lisiane Callai dos Santos – Previsão e gestão inteligente do fornecimento de energia
A professora Laura Callai foi contemplada com a Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) pelo projeto “Previsão Espaço-Temporal de Desempenho do Fornecimento de Energia em Redes de Distribuição”.
A pesquisa busca desenvolver modelos de diagnóstico, previsão e gestão de indicadores de qualidade de energia elétrica, integrando técnicas de Inteligência Artificial e ferramentas de análise como o Power BI. Entre as metas, estão: prever falhas, estimar indicadores regulatórios, propor estratégias de gestão e, ao final, obter patente e/ou registro de software da arquitetura desenvolvida.
Os(as) estudantes participam ativamente do projeto, seja por meio de iniciação científica ou em trabalhos de conclusão de curso, vivenciando experiências práticas de alto impacto tecnológico.
Sobre as bolsas de produtividade do CNPq
De acordo com o edital, as Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) são concedidas a pesquisadores(as) com produção científica, tecnológica e de inovação de destaque, levando em conta critérios de mérito acadêmico, impacto social e relevância das propostas. Mais do que um incentivo financeiro, elas representam um reconhecimento à liderança científica e ao potencial transformador da pesquisa no Brasil.