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UFSM-Cachoeira do Sul desenvolve protótipo de recurso para auxiliar estudantes com TDAH



Uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul, a Promotoria de Justiça Cível, o curso de Engenharia Mecânica da UFSM-Cachoeira do Sul, o Conselho da Comunidade e o Presídio Estadual vai viabilizar o projeto “Balanço dos Pés” – um dispositivo criado para apoiar estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras necessidades sensoriais.

O equipamento funciona como um pequeno balanço instalado sob a mesa, permitindo que os pés se movimentem de forma controlada durante as atividades escolares. O objetivo é contribuir para a autorregulação emocional, favorecer a concentração e reduzir comportamentos impulsivos, criando um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

A ideia chegou à secretária municipal de Educação, Carla Zinn, por meio da promotora de Justiça Débora Becker, e também recebeu apoio da juíza de Direito Rosuita Maahs. A partir disso, acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da UFSM/Cachoeira desenvolveram um protótipo adaptado à realidade local.

O Conselho da Comunidade financiará a produção dos balanços, com investimento de aproximadamente R$ 8,7 mil, destinados à compra de materiais como MDF, corda elástica, tinta spray, ferros e parafusos. A montagem ficará sob responsabilidade de pessoas privadas de liberdade do Presídio Estadual de Cachoeira do Sul, promovendo também a reinserção social por meio do trabalho.

Inicialmente, serão produzidos 76 dispositivos, beneficiando cinco crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e 71 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) diagnosticados com TDAH, autismo ou transtorno de processamento sensorial.

Como é o “Balanço dos Pés”

O recurso conta com um design de movimento duplo, combinando um balanço e uma faixa sensorial em látex. É leve, durável, de fácil instalação e pode ser transferido de uma mesa para outra em poucos minutos. A barra de metal foi projetada para não emitir ruídos, e a faixa sensorial possui fixação reforçada para maior estabilidade.

Benefícios esperados

  • Redução da inquietação: ajuda estudantes a permanecerem sentados por mais tempo, sem ocupar as mãos;

  • Melhoria da concentração: favorece o foco e a autorregulação emocional;

  • Inclusão escolar: torna o ambiente mais acolhedor e promove maior engajamento nas atividades pedagógicas.

Curadoria e acompanhamento

O protótipo foi analisado por professoras da rede municipal com experiência no Atendimento Educacional Especializado (AEE), que contribuíram com sugestões para aprimorar o projeto. Após a entrega dos dispositivos, as equipes pedagógicas das escolas, juntamente com a equipe multiprofissional da SMEd, irão acompanhar o uso do recurso e avaliar os impactos no aprendizado e comportamento dos estudantes.

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