Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora da UFSM-CS lança livro sobre cidades amazônicas em parceria com universidade alemã

Publicação, que analisa o urbanismo em Rondônia, está disponível para download gratuito



No dia 13 de dezembro de 2025, foi realizado o evento de lançamento do livro “Rethinking Amazonian Cities in the State of Rondônia”. A obra foi escrita e organizada pela Profa. Dra. Verônica Garcia Donoso, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM Campus Cachoeira do Sul, em parceria com a Profa. Dra. Christa Reicher, da Universidade Técnica de Aachen (RWTH Aachen University), na Alemanha.

O livro apresenta os principais resultados da pesquisa de pós-doutorado da docente da UFSM, desenvolvida na instituição alemã sob a supervisão da Profa. Reicher. A publicação também reúne contribuições oriundas das disciplinas lecionadas pela professora Verônica na RWTH Aachen para o programa de mestrado Transforming City Regions, desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO de Patrimônio Cultural e Urbanismo em Urban Design.

Em sua análise, a obra aborda os processos de desmatamento e propõe caminhos para transformações sustentáveis em cidades amazônicas específicas do estado de Rondônia. A publicação e o evento contaram com o apoio fundamental da Alexander von Humboldt Foundation, da RWTH Aachen Publication Funds e do Cônsul Honorário do Brasil em Aachen, Christopher Philip Pavel, aos quais as organizadoras expressam seus agradecimentos.

O lançamento foi enriquecido pela participação de convidados que contribuíram com apresentações e um debate aprofundado sobre a região: Elter Nehemias Barbosa, Cônsul e Chefe do Escritório de Promoção de Comércio e Investimentos do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt; Fabio Bayro Kaiser, pesquisador da Cátedra de Urban Design e do Instituto de Urban Design e Urbanismo Europeu (RWTH Aachen); e Liliana Iuga, pesquisadora da mesma instituição.

A comunidade acadêmica e o público interessado estão convidados a conhecer a obra e a dialogar com as reflexões propostas. O download do livro é gratuito e pode ser realizado no link abaixo:

Acesse o livro aqui

As autoras esperam que a publicação fortaleça as discussões em curso e estimule novas reflexões, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre as cidades amazônicas e seus desafios contemporâneos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-7458

Publicações Recentes