Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Disciplina de “Metodologia de Projeto de Produto” apresenta protótipos desenvolvidos pelos alunos



Os projetos e apresentações foram realizados por alunos dos cursos das Engenharias Mecânica, Engenharia Agrícola e Engenharia de Transporte e Logística.

Nos dias 05 e 07 de julho de 2017, no prédio 3 do Campus Cachoeira do Sul (instalações provisórias localizadas no prédio de ensino da UERGS) foram realizadas as apresentações dos protótipos dos projetos desenvolvidos na disciplina de Metodologia de Projeto de Produto ministrada pelo Professor César Gabriel dos Santos.

As Metodologias de Projetos auxiliam na resolução de problemas – de engenharia, física, matemática, química dentre outras áreas – por meio da aplicação sistematizada de técnicas e ferramentas de apoio e do trabalho em equipe (na indústria existe o foco em trabalho com equipes multidisciplinares), buscando atendar as necessidades da sociedade ou para o desenvolvimento de produtos inovador e/ou sustentáveis.

Os alunos constituíram equipes para este projeto e foram desafiados a identificar um problema técnico e/ou uma oportunidade de produto inovador, sendo que ao longo do semestre aprenderam e aplicaram uma Metodologia de Projeto e com os conhecimentos já estabelecidos nas disciplinas de Desenho, Materiais de Construção Mecânica, Metodologia Científica e Introdução a Engenharia puderam realizar o desenvolvimento de uma concepção que atendesse aos requisitos dos clientes identificados.

O objetivo desta atividade é incentivar e provocar os alunos para o trabalho em equipes multidisciplinares, planejamento de atividades, solução de conflitos, capacidade de negociação, elaboração de orçamentos, seleção de materiais e principalmente estimular os alunos para a tomada de decisão, hoje um dos principais perfis identificados por setores de recursos humanos: a capacidade de tomada de decisões e o potencial de liderança dos engenheiros recém formados. Os alunos também foram desafiados a construir um protótipo do projeto utilizando materiais ecológicos e de baixo custo.

A avaliação dos relatórios dos projetos contou com a participação dos Professores Eduardo Leonel Bottega e Juan Galvarino Cerda Balcazar.

 

Grupo 1: PROJETO DE SEMÁFORO MÓVEL

Equipe de Projeto: Marceli Adriane Schvartz e Samla Monique Zabolostky Cury

G01 Marceli e Monique

 

 

Grupo 2: PROJETO DE BANCA DIDÁTICA PARA TESTES DE VIBRAÇÕES MECÂNICAS

Equipe de Projeto: Eduardo Rorato Guarienti e Cicliadson Marcelo de Araujo Damião

G02 Eduardo e Marcelo

 

Grupo 3: DESENVOLVIMENTO DE UM AQUECEDOR ELÉTRICO DE ÁGUA PARA CHIMARRÃO

Equipe de Projeto: Bruno Cougo Batista e Max Amorim Brum

G03 bruno e max

 

Grupo 4: PROJETO DE UMA BANCADA DIDÁTICA PAR ANÁISE DE ESFORÇOS EM VIGAS

Equipe de Projeto: Jéssica Dotto Vizzotto e Matheus Brondani de Vargas

G04 jessica e matheus

 

Grupo 5: PROJETO DE UMA COLHEDORA DE OLIVAS

Equipe de Projeto: Fabiele Schaefer Rodrigues e Marcela Trojahn Nunes

G05 marcela e fabiele

 

Grupo 6: PROJETO DE UM VEÍCULO PARA LIMPEZA DE VIAS URBANAS “CAR VACUUM CLEANER”

Equipe de Projeto: Cristian Douglas Rosa da Silva e Kelly Ruoso

G06 cristian e kelly


 

Grupo 7: PROJETO DE UM DESATOLADOR DE PULVERIZADOR

Equipe de Projeto: André Luis Teles dos Santos e Luan da Silva Freitas

G07 andré e luan

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-767

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes