O docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Cachoeira do Sul, Emanuel Marques Queiroga, da área de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, participou da Digital Learning Week 2026 (DLW), realizada em Paris, na França. Promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o evento reuniu pesquisadores, educadores, gestores públicos, representantes de governos e de organizações internacionais para discutir os desafios e as possibilidades relacionados à transformação digital na educação.
Em sua edição de 2026, a programação abordou, entre outros temas, a crescente presença da Inteligência Artificial (IA) nos sistemas educacionais, seus impactos sobre os processos de ensino e aprendizagem e as transformações que essas tecnologias podem provocar no papel dos educadores.
Durante o evento, Queiroga participou de discussões sobre os futuros da Inteligência Artificial na educação, com foco nas mudanças no papel docente e nos desafios relacionados à adoção responsável das novas tecnologias. Entre os temas debatidos estiveram também as possibilidades de utilização da IA para contribuir com uma educação mais equitativa e alinhada às necessidades da sociedade.
O docente também apresentou uma proposta desenvolvida em parceria entre o Instituto Unibanco e o Instituto de Inteligência Artificial na Educação (IA.Edu), iniciativa vinculada à Cátedra UNESCO em Inteligência Artificial na Educação. A proposta parte de uma reflexão sobre a educação que se pretende construir até 2040 e sobre os caminhos necessários para conectar o cenário educacional atual aos possíveis futuros decorrentes do avanço das tecnologias digitais e da Inteligência Artificial.
Aproximação com debates internacionais
A participação na Digital Learning Week aproxima a UFSM de discussões que vêm sendo realizadas em âmbito internacional sobre os impactos da Inteligência Artificial e da transformação digital na educação. O encontro possibilitou o contato com diferentes perspectivas e experiências de universidades, governos e organismos internacionais sobre o desenvolvimento e a utilização dessas tecnologias.
Para o Campus Cachoeira do Sul, a participação do docente também contribui para ampliar a inserção da área de Ciência de Dados e Inteligência Artificial em debates de alcance internacional, fortalecendo possibilidades de interlocução e cooperação nas áreas de pesquisa, formação acadêmica e desenvolvimento tecnológico.


