Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Histórico da Biblioteca

Dezembro de 2013

O Campus da UFSM em Cachoeira do Sul (UFSM-CS) foi oficializado em 19 de dezembro de 2013, através da Resolução nº 038/2013 do Conselho Superior da instituição da UFSM (Consu) que trata da implantação do Campus.

Junho de 2014

A Biblioteca Setorial de Cachoeira do Sul (BSCS) foi instituída pela Diretoria da UFSM-CS, José Mario Doleys Soares e Hilton Abilio Grundling, em conjunto com um grupo de bibliotecários da Biblioteca Central da UFSM. O acervo inicial e os primeiros equipamentos e mobiliários da Biblioteca foram previstos e adquiridos por essa comissão.

Agosto de 2014

Início das aulas e solenidade oficial de inauguração do Campus da UFSM em Cachoeira do Sul.

Setembro de 2014

A UFSM-CS passou a contar com um assistente em administração, Lucas Ramos, e uma bibliotecária, Denise Machado, dedicada a planejar, executar e gerenciar as atividades da Biblioteca. Nesse mesmo mês os servidores citados realizaram um treinamento técnico-profissional de uma semana em Santa Maria que teve como objetivo padronizar os serviços e atividades da BSCS. O treinamento foi oferecido pela Biblioteca Central da UFSM (BC) com suporte da Direção da Biblioteca Central, Lizandra Veleda Arabidian, e das chefias de todos os setores da BC.

O espaço físico da Biblioteca Setorial de Cachoeira do Sul foi organizado para armazenar o acervo e permitir o atendimento dos usuários da melhor forma possível. Equipamentos eletrônicos e informáticos também foram instalados. O cumprimento dessa etapa ocorreu através da colaboração dos servidores vinculados à Coordenadoria administrativa, Jonas Daniel Ribeiro, Rodrigo Estrasulas, Angélico Loreto Teixeira e Rafael Bahling da Cunha, e dos servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação(NTI), Diones de Vargas Dutra e Laiser dos Santos Mello.

Nessa época foram recebidos os materiais bibliográficos que concebeu o acervo inicial da Biblioteca. Os documentos foram processados tecnicamente e disponibilizados para consulta no catálogo on-line. Esses também foram preparados para o empréstimo pela equipe da Biblioteca e por servidores de outros setores da UFSM-CS que contribuíram para a realização dessa atividade, Janessa Aline Zappe, técnico de laboratório de química, Sinara Raskopf Klüsener e Leandro Nunes Gabbi, assistentes em administração.

Antecedendo a abertura da Biblioteca houve a sua divulgação entre a comunidade acadêmica por meio de cartazes, folhetos e veiculação de uma notícia no site do campus Cachoeira do Sul publicada pela Amanda Costa da Silva, que integrava a Secretaria dos Cursos da UFSM-CS.

Outubro de 2014

No dia 1º de outubro de 2014 a Biblioteca Setorial de Cachoeira do Sul foi inaugurada. Nesse período a equipe da Biblioteca foi formada por Denise Machado, bibliotecário-documentalista, Lucas Ramos Vieira, assistente em administração e pelas bolsistas Samla Monique Zabolostky Cury e Miréli Binder Vendruscolo, alunas dos cursos de graduação do Campus. As bolsistas foram selecionadas pelo Núcleo de Assistência aos Estudantes e Servidores (NAES) da UFSM-CS.

Novembro de 2014

O servidor Kerlenr da Silva de Cristo, assistente em administração,passou a integrar a equipe da Biblioteca.

Dezembro de 2014

Desligamento das bolsistas: Samla Monique Zabolostky Cury e Miréli Binder Vendruscolo

Fevereiro e março de 2015

Reestruturação do layout do setor de atendimento e readequação da rede elétrica.

Março de 2015

Inclusão de bolsista à equipe da Biblioteca. Raquel Cristina Ferreira, aluna da Engenharia de Transporte e Logística.

Maio de 2015

Exoneração a pedido do servidor Lucas Ramos de Oliveira para posse em cargo de docente em outra Instituição Federal de Nível Superior.

Novembro de 2015

O servidor Francisco de Souza Weber, assistente em administração, passou a integrar a equipe da Biblioteca.

Janeiro de 2016

O servidor Jonas Fontoura da Motta, assistente em administração, passou a integrar a equipe da Biblioteca.

Abril de 2016

Mudança da Biblioteca para outro ambiente em busca de amenizar a problemática do espaço físico. Nesse período, em duas semanas, a Biblioteca foi transferida, junto com os setores administrativos, para um espaço mais amplo que momentaneamente resolve as questões de espaço físico. Neste novo ambiente, dispomos de espaço para os usuários realizarem consultas e pesquisa local. O acervo também ganhou algum espaço para crescimento. A mudança foi realizada com a participação da equipe da Biblioteca e contou com o apoio dos servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação que instalaram os equipamentos de informática e servidores de Apoio Técnico do Campus.

Outubro de 2016

O servidor Jonas Fontoura da Motta foi realocado para outro setor da UFSM-CS.

Abril de 2017

Desligamento da bolsista: Raquel Cristina Ferreira.

Maio de 2017

Inclusão de bolsista à equipe da Biblioteca. Augusto Schena Delazeri, aluno do curso Arquitetura e Urbanismo.

Junho de 2017

Exoneração a pedido do servidor Francisco de Souza Weber para posse em cargo em outra Instituição Federal. O servidor Airton Sbruzzi Watte, assistente em administração, passou a integrar a equipe da Biblioteca.

Agosto de 2017

Inclusão de bolsista à equipe da Biblioteca. Augusto Schena Delazeri, aluno da Engenharia Mecânica.

Atualmente

A Biblioteca do Campus UFSM-CS encontra-se em local improvisado. Contudo, um espaço adequado para a Biblioteca será criado junto ao novo Campus sede da UFSM-CM que está sendo construído. O planejamento da sede definitiva da Biblioteca concebe o programa de necessidades que está sendo desenvolvido pelo bibliotecário. O projeto arquitetônico será elaborado pelo arquiteto do Campus, Charles de Almeida Ferreira, com base no planejamento bibliotecário.

Projeção

A Biblioteca Setorial do Campus Cachoeira do Sul será construída para manter e disponibilizar recursos informacionais de forma organizada. Visamos principalmente atender as necessidades e demandas de ensino e aprendizagem de modo democrático e com o uso atento de inovações e tecnologias digitais da informação e comunicação. Além disso, se buscará proporcionar vivências sociais, culturais e artísticas para possibilitar a formação cidadã da comunidade acadêmica do Campus e da comunidade da região da cidade de Cachoeira do Sul. Idealizamos transformar a Biblioteca em um centro de informações, documentação e cultura, que seja útil, dinâmico, moderno e acessível para todos os usuários.