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Serviços NTI

CATÁLOGO DE SERVIÇOS NTI

  • Versão 1.0 – Atualizado em 08/01/2024
  • 10 Categorias – 38 Serviços
Aquisição de Equipamentos e Softwares de TI
Apoio na elaboração de especificações técnicas e solicitações de licitação para equipamentos de TIC, soluções de informática e softwares.
Consultoria Técnica
Orientação sobre Registro de Preços, aquisições e normativos relacionados à TI.
Dúvidas sobre Sistemas e Serviços
Fornecimento de informações gerais sobre o funcionamento de sistemas e serviços de TI.
Material de Apoio
Desenvolvimento de tutoriais para auxiliar usuários, incluindo TAES, docentes e alunos da instituição, no uso dos recursos computacionais disponíveis.
Devolução de equipamento de TI
O serviço de devolução de equipamento de TI é o processo de devolução de um equipamento tecnológico, como um computador, notebook, entre outros.
Instalação de Novo Computador Institucional e Monitor Adicional
Configuração e organização física de computador e/ou monitor adicional para servidor(a) ou bolsista, sujeitas à disponibilidade e definições administrativas.
Instalação de Software – Computador Institucional
Instalação/atualização de software livre, ou que a UFSM possua licença.
Instalação de Software – Laboratórios de Informática
Instalação/atualização de software livre, ou que a UFSM possua licença.
Manutenção de Computador Institucional (Hardware/Periféricos/Software)
Verificação de falha e organização física de computadores institucionais da UFSM-CS para uso em atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão.
Manutenção dos Laboratórios de Informática e Sala de Estudos
Preparação semestral dos espaços, incluindo levantamento dos requisitos de software e organização física; manutenções de software, hardware e revisões diárias.
Remanejamento de equipamento de TI
Suporte técnico visando a mudança de localização física de equipamentos de informática.
Apoio Técnico e Preparação de Ambiente para Eventos
Solicitação de apoio técnico para preparação e configuração da infraestrutura de TIC em eventos, concursos, ações temporárias e outras atividades institucionais. Isso pode incluir projetores, caixas de som, microfones, periféricos e demais soluções de informática.
Empréstimo de Equipamentos
Empréstimo de projetores, caixas de som, microfones e equipamentos de TI para eventos internos e externos realizados pela comunidade acadêmica.
Suporte aos Recursos Audiovisuais
Notificação da necessidade de manutenção em cabos HDMI e projetores multimídia instalados nos espaços da universidade. Um técnico será designado para visitar o local e avaliar a necessidade de manutenção ou substituição dos itens.
Transmissões e Webconferências
Apoio na utilização dos equipamentos de videoconferência e na realização de transmissões ao vivo durante eventos presenciais e à distância.
Gestão das Listas de E-mails do Campus
Criação de listas de discussão por e-mail, desativação, atualização da relação de usuários e moderação das listas de servidores.
Apoio ao Usuário
Suporte para instalação, configuração, reposição de toner e resolução de problemas de impressoras locais ou em rede, nos computadores institucionais.
Gestão e Fiscalização do Contrato de Locação de Impressoras
Solicitação de suprimentos e elaboração de relatórios de consumo da unidade.
Impressora Térmica e Digitalizações
Instalação e configuração de impressoras térmicas e dispositivos de digitalização.
Eduroam
Atualmente, fornece acesso à internet via rede sem fio para a Casa do Estudante da UFSM-CS e outras instituições participantes do Eduroam, utilizando a autenticação da instituição de origem.
Habilitar Ponto de Acesso à Rede
Requisitar a habilitação de um ponto de rede lógica, com ou sem fio, conforme a disponibilidade da infraestrutura predial.
Instalação e Configuração de Redes Com e Sem Fio (Wi-Fi)
Apoio para a implantação de novas infraestruturas de redes, com ou sem fio.
Manutenção de Redes Com e Sem Fio (Wi-Fi)
Apoio para a manutenção da infraestrutura de redes existente, com ou sem fio. Solicitar este serviço quando necessário, por exemplo, para reparar, realocar ou remover um ponto de rede.
Registro de Equipamentos na Rede da UFSM-CS
Atribuição de um endereço IP fixo para um dispositivo, podendo associar serviços a esse IP.
Apoio ao CPD em Relação à Política de Segurança da Informação (PSI)
Prestação de orientações sobre segurança da informação, política de senhas e notificação de incidentes de segurança.
Controle de Acesso Externo
Liberação de acesso externo a serviços de rede hospedados em servidores da UFSM-CS, equipamentos dos cursos de graduação e laboratórios de pesquisa.
Informações e Apoio Sobre Segurança da Informação
Fornecimento de apoio técnico especializado e orientações sobre antivírus. Promoção de boas práticas em segurança da informação e privacidade.
Verificação de E-mail Suspeito
Análise e orientação sobre conteúdo de e-mails suspeitos ou possivelmente fraudulentos.
Acesso ao SIE via Área de Trabalho Remota
Orientações e configuração para acesso externo ao Sistema de Informações para o Ensino (SIE).
Acesso ao SIAFI
Orientações e configuração para acesso ao SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira.
Criação de Site Institucional
Solicitar a criação de site institucional destinado exclusivamente à divulgação de conteúdo informacional acadêmico, administrativo e eventos de interesse institucional da UFSM-CS.
Portal de Help Desk Cusco
Manutenção e atualização do portal de chamados e gestão de serviços utilizado para gerenciar os fluxos de trabalho e informações no campus da UFSM em Cachoeira do Sul.
Suporte Local ao Sistema de Ponto Eletrônico
Apoio ao CPD e servidores do campus quanto ao uso e manutenção do sistema de ponto eletrônico da instituição, incluindo totens disponíveis.
Verificação de erro, lentidão ou indisponibilidade de sistemas
Reportar erros de funcionamento, indisponibilidade ou lentidão em portais e sistemas institucionais.
Manutenção Preventiva, Corretiva e Preditiva
Monitoramento proativo dos sistemas e recursos de tecnologia da informação e comunicação para a resolução de incidentes e requisições.
Registro de Problema
Comunicar qualquer problema ou falha relacionada aos serviços e sistemas de TI, assim como em equipamentos, recursos tecnológicos da unidade e acesso à internet.
Treinamento de Usuários
Treinamentos e orientações personalizadas para a utilização eficiente dos recursos computacionais e tecnologias da informação.
Gestão de Ramal VoIP
Requisição para disponibilização de equipamento telefônico com ramal interno, devolução de equipamentos, configuração e manutenção de ramais VoIP.
Público Alvo

Comunidade Acadêmica

Acordo Mínimo de Nível de Serviço

Tempo de resposta (início do atendimento) em até 2 dias úteis.
Tempo de solução (término do atendimento) em até 7 dias úteis.

Termos de atendimento

O tratamento dos incidentes será realizado priorizando o menor impacto nas atividades laborais e acadêmicas, como segue:

  • Conforme o Acordo Mínimo de Nível de Serviços, para demandas que dependam exclusivamente do NTI.
  • Durante dias úteis e em horário de expediente, seguindo a fila de chamados; conforme recursos do campus e disponibilidade da equipe técnica.
Contato