A UFSM parabeniza a todos os acadêmicos do curso e os profissionais da área de Enfermagem. Débora Dalegrave, mestre em Enfermagem pela UFRGS, concedeu uma breve entrevista traçando um panorama sobre o cenário atual da Enfermagem.
Como você vê a profissão no mercado atual?
A oferta de trabalho no mercado atual está em expansão para o profissional enfermeiro, apesar de o mercado ser bastante oscilante, com mudanças constantes. O aumento da expectativa de vida, somando-se às necessidades da assistência à saúde e sua qualidade de vida, o profissional enfermeiro pode se alocar em um amplo campo de atuação. Além de poder exercer atividades autônomas, trabalhar em instituições de saúde – publicas ou privadas, como docentes, no campo da pesquisa, em empresas, prestando assessoria, enfim. Há um amplo leque de conhecimento, ainda por ser descoberto.
O que você acha da possibilidade de atuação na Enfermagem?
O profissional da área da saúde, em específico o profissional enfermeiro, tem a possibilidade de desvendar e se inserir em um vasto mercado de atuação profissional, visto que o mesmo pode atuar na prestação de cuidados a pacientes em geral; coordena e supervisiona o trabalho de toda a equipe de enfermagem; realiza ações de planejamento, organização, implementação e avaliação dos cuidados de enfermagem; na assessoria e consultoria dos serviços; ser parte integrante da equipe de saúde, além de atuar no campo da pesquisa e extensão, com a finalidade de orientar e confirmar a prática e o ensino de Enfermagem.
O que você acha da possibilidade de empregos?
Por ser uma ciência que essencialmente cuida do ser humano, o profissional enfermeiro pode atuar sozinho ou em equipe, coordenando atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.
Deixe uma mensagem
Como mensagem volto meu olhar para Florence, a qual nos disse: “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor.” Parabéns a todos os profissionais enfermeiros (as) e acadêmicos que fazem a diferença no cuidado.
Assessoria de Comunicação da Direção do Centro