Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PROGEP realizou Seminário de Recepção e Interação Institucional em Palmeira das Missões nesta quinta



Ocorreu na última quinta, 6, no auditório da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, unidade do CESNORS, o Seminário de Recepção e Integração para os novos servidores docentes e técnico-administrativos do Centro de Educação Superior Norte (CESNORS) e Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW) que ingressaram na UFSM a partir de janeiro de 2012 e também servidores que atuam na unidade do CESNORS de Palmeira das Missões.

O seminário é promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e tem a finalidade de acolher, ambientar e integrar os servidores, possibilitando-os conhecer o contexto de sua atuação profissional.

O ciclo de palestras iniciou com a questão ‘’Ética e Serviço Público’’, com o Professor Jair A. Krassuski, que falou sobre o que é a ética e como ela se apresenta em nosso ambiente de trabalho. Jair ressalta que, ‘’para entendermos o que envolve a ética, primeiro é preciso resolver as questões técnicas, precisamos saber administrar o que achamos ser ético’’.

Jair aproveitou para dar um exemplo sobre moral: “tomem como exemplo pessoas que, ao ver o quanto os animais são maltratados, resolvem não comer mais carne. Essa decisão é moral. E agora lhes pergunto: o que nos faz agir moralmente?”. Antigamente, as pessoas diziam agir moralmente por terem determinados fins, e, agora, agir moralmente é fazer tudo aquilo que nos faz bem, que nos faz feliz, essa relação que precisamos estabelecer, conforme acrescentou Jair.

Ministrando a segunda palestra do dia, o administrador Ivanoi Bastos Scherer apresentou o “Plano de Desenvolvimento Institucional”. Ivanoi abordou em sua palestra os planos de desenvolvimento da universidade, além de ressaltar a VISÃO da Instituição. “Ser reconhecida como uma instituição de excelência na construção e difusão do conhecimento, comprometida com o desenvolvimento da sociedade, de modo inovador e sustentável”, Destacou também o que a Universidade possui como MISSÃO. “Construir e difundir conhecimento, comprometida com a formação de pessoas capazes de inovar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade, de modo sustentável”.

O administrador aposta na inovação e na sustentabilidade para o desenvolvimento e crescimento da Instituição e diz já estar em elaboração um projeto de Plano de Gestão de Logística Sustentável. Ivanoi terminou sua palestra com palavras cordiais: “É preciso carinho, compreensão e dedicação um com os outros, mas, principalmente, com a Instituição”.

A terceira palestra do dia foi ministrada pelo administrador José Adroaldo Parcianello, com o tema “Regime Jurídico Único”. Parcianello esclareceu aos presentes questões referentes aos seus direitos e deveres como servidores públicos como, por exemplo, licenças e afastamentos, férias às quais o servidor tem direito, seguridade social do servidor como em caso de acidentes no local de trabalho.

Logo após, a administradora Ana Lucia Pascotto Lima tratou de “Estágio Probatório, Programa de Avaliação de Desempenho e Progressão por mérito”. Ana mostrou que, a partir do Programa de Avaliação e Desempenho dos técnicos-administrativos, pode se formar uma cultura de avaliação e que a partir dessa cultura poderão ser preparados os servidores para atuarem em seus campos de trabalho. “Somente com a participação de vocês no programa poderemos progredir”, ressaltou Ana.

Para encerrar o ciclo de palestras do turno da manhã, o assistente administrativo Carlos Augusto Cunha Filho trouxe o tema “Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor”. Carlos mostrou aos servidores os tipos de atendimentos quanto à saúde como, por exemplo, serviços odontológicos, dois médicos (um para cuidar exclusivamente dos acidentes ocorridos na área de trabalho e um clínico), serviço de psicologia e serviço social, lembrando que estes atendimentos são relacionados sempre a problemas ligados ao ambiente de trabalho.

Após o intervalo para o almoço, o professor DCA/UFSM Gilnei Luiz Moura abriu as palestras da tarde com “Motivação”. Gilnei apontou reflexão e estilo de vida, assuntos-chave de sua palestra, reflexão sobre o porquê de precisarmos realmente pensar, refletir e aprender a analisar as coisas, pois ao escolher o que queremos fazer estamos aderindo a um novo estilo de vida.

Gilnei afirmou que é preciso saber comunicar, que a interação entre os servidores é de extrema importância para que cresçam juntos. Gilnei disse que é preciso ir além, repassar o saber analisando o passado e planejando o futuro.

A segunda palestra da tarde enquadrou “Plano de Carreira de Técnicos-administrativos em Educação”, ministrada pelo administrador Eloiz Guimarães Cristino, que brevemente demonstrou aos presentes como funciona a carga horária dos servidores.

Após a palestra com Eloiz, os técnicos-administrativos foram convidados a participar de uma dinâmica de integração com o propósito de se conhecerem melhor. Os docentes foram recepcionados na sala 325 do prédio principal para o Espaço Docente.

A primeira palestra, intitulada “Carreira Docente”, foi ministrada pelo professor William Schoenau, que bateu forte na tecla de que “precisamos estabelecer parcerias para suprir as necessidades existentes dentro da Instituição”. Também explanou sobre a estrutura, projetos e gestão de extensão da Instituição. Já o professor José Marcos Froehlich palestrou sobre “Políticas de Extensão Universitária” e esclareceu algumas dúvidas sobre os cargos existentes dentro da Instituição.
A seguir, outras duas palestras: “Política Institucional de Pós-Graduação e Pesquisa”, com o professor Carlos Alberto Cerreta, e “Gestão Pedagógica”, com Simoni Timm Hermes, pedagoga que procurou deixar claro para os docentes que “antes de mais nada é preciso saber que profissional determinado curso está formando. Afinal, qual sua formação?”.
Os trabalhos foram finalizados pelo analista de TI Marcos Vinicius B. de Souza, que abordou o “Portal do Professor”, mostrando, por exemplo, os passos para a realização da postagem das notas do aluno e como proceder com alunos com semestres trancados ou reprovados por falta. Após um dia de muito conhecimento adquirido, encerraram-se os ciclos de palestras promovida pela PROGEP.
 

 

Caroline Cassel / Agência Da Hora 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-2663

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes