Comunicado do Núcleo de Apoio Pedagógico da UFSM/FW sobre a Bolsa Permanência do MEC

O Reitor da UFSM- Prof. Dr. Felipe Martins Muller no uso de suas atribuições estatutárias e legais assinou o termo de adesão ao Programa de Bolsa Permanência (PBP), o mesmo foi homologado pelo governo federal.

Em linhas gerais, o Programa de Bolsa Permanência (PBP) é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

Poderá receber a Bolsa Permanência o estudante que cumprir, cumulativamente, as seguintes condições:

• I – possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio, comprovada através de documentação a ser pedida pela instituição de ensino na qual esta matriculado;

• II – estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias;

• III – não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;

• IV – ter assinado Termo de Compromisso;

• IV – ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa.

O cadastro pode ser efetuado através do site http://bolsas.mec.gov.br

Os estudantes dos cursos da UFSM campus Frederico Westphalen unidade CESNORS não estão conseguindo realizar o cadastro, devido à carga horária curricular não ser compatível com os requisitos do referido programa.

Porém, conforme orientações da PRAE, é importante que todos os estudantes iniciem o cadastramento e obtenham o indeferimento (por causa da carga horária) para gerar a demanda e o MEC ter o número de estudantes que necessitam da Bolsa Permanência e não conseguem acessar o programa por não apresentarem a carga horária requisitada pelo MEC.

Para mais informações consulte permanencia.mec.gov.br , acesse a página da PRAE no facebook www.facebook.com/prae.ufsm ou compareça ao Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) do CESNORS FW, na sala 109, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br