Programa Janela Aberta é realizado em Palmeira das Missões nesta quinta-feira

Ocorreu na manhã desta quinta feira, 27,  DSC0017no auditório da Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões, o Programa Janela Aberta. Criado pela sede da UFSM em Santa Maria, o Janela Aberta oportuniza as escolas a visitarem o ambiente universitário, cursos e estruturas das unidades descentralizadas.

Além de sanar as dúvidas dos estudantes, auxilia na escolha dos cursos de graduação e divulga o prazo de inscrição do vestibular 2013, que neste ano tem início no dia 01 de julho e encerra em 16 de agosto.

Compareceram ao evento escolas de toda a região. Na parte da manhã foram quatro: Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza, de Cerro Grande; Escola Estadual de Ensino Médio São José, de Constantina; Escola Estadual de Ensino Médio Pe. José de Anchieta, de São Pedro das Missões; e Escola Estadual de Educação Básica João Zandoná; de Barra Funda.

Após as palavras de abertura do vice-diretor do Centro, Rafael Lazzari, as atividades seguiram com a assistente social Cassia Engres Mocelin, que explanou sobre o NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico). Cassia apresentou alguns benefícios que a universidade disponibiliza ao aluno, tais como o benefício socioeconômico que auxilia na alimentação que subsidia 80% do valor (ou seja, o aluno pagará apenas R$ 0,50 pelo almoço), transporte que subsidia 50% do valor (resultando em uma economia de R$ 95,00), além da moradia estudantil e do novo bloco com 36 vagas que está previsto para 2015 para o campus de Palmeira das Missões.

A nutricionista do campus, Cintia Sulzbach, abordou a assistência nutricional disponibilizada para os alunos e para todas as pessoas que fazem parte da UFSM, para um melhor cuidado destas durante a graduação e sua atuação. Já o Técnico em Assuntos Educativos, Eron da Silva, informou aos alunos presentes a variedade de bolsas que são oferecidas durante a permanência no centro.

Na sequência, acadêmicos representantes de cada curso deram início à visitação dos laboratórios. No total, doze espaços foram visitados: Laboratório de Zoologia e Ecologia, Laboratório de Avaliação Nutricional, Laboratório de Análise Sensorial, Laboratório de Técnica Dietética, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Inspeção e Qualidade do Leite e Derivados, demonstração na área de apicultura e de psicultura, Laboratório de Enfermagem, Visão Junior (Assessoria e Consultoria), Biblioteca e, por fim, Laboratório de Bromatologia.

No campus da UFSM em Palmeira das Missões são oferecidos seis cursos de graduação: Administração (diurno e noturno), Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Nutrição e Zootecnia.

Ilma Jesus Binello, professora de História e Geografia da Escola Estadual de Ensino Médio Pe. José de Anchieta, de São Pedro das Missões, quando questionada sobre a importância do programa Janela Aberta, respondeu: “Eu acho muito válido, mas creio que a universidade já poderia vir trabalhando essa perspectiva desde o inicio do Ensino Médio, mostra essa janela aberta ao longo dos 3 anos de Ensino Médio para que eles venham buscando, pesquisando e se interessando, fazendo uma parceria entre a universidade federal e as escolas, para que os alunos estejam a par do que realmente se trabalha em cada curso. Muito válido, mas eu deixo a dica para se trabalhar nos três anos”.

A aluna Eliane Martins, também de São Pedro das Missões, ainda acrescenta: “Eu já tinha interesse por Enfermagem, e depois do dia de hoje, vendo os laboratórios e o que me aguarda, decidi fazer o curso”.

Caroline Cassel / Agência Da Hora