Divulgado resultado oficial de coordenadores de cursos de graduação da UFSM unidade CESNORS

969691 598616186839759 796636758 nFoi divulgado na tarde do dia 05, o resultado oficial da eleição para coordenadores de alguns cursos da UFSM campus Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. Com candidatos únicos, foram definidos os coordenadores de Engenharia Ambiental, Sistema de Informação e Jornalismo, em Frederico Westphalen, e Administração Diurno e noturno, Ciências Econômicas, Biologia, Zootecnia e Enfermagem, em Palmeira das Missões.

O processo de consulta inicia com a formação de uma comissão eleitoral, no Conselho de Centro, que é responsável por todo o andamento, desde a revisão do regimento e organização do edital com as datas. Todo o processo dura aproximadamente dois meses, visto que há o período de inscrição, recurso, homologação dos candidatos, campanha e, só então, a consulta à comunidade acadêmica. Após a indicação do candidato, é em reunião de departamento que o nome é oficialmente legalizado.

A consulta à comunidade universitária aconteceu no dia 1º de julho. Puderam votar os alunos devidamente matriculados e todos os docentes que lecionam nos cursos, independente do departamento a que estejam ligados. Como neste processo houve apenas candidatos únicos em todas as coordenações, a consulta foi simples, em que a comunidade acadêmica optava em aceitar ou não a indicação do nome proposto. Os votos foram contabilizados ao final do processo, e o resultado extra-oficial, divulgado no dia 02.

Houve um período para possíveis recursos e, no dia 05 de julho, a comissão eleitoral se reuniu para finalizar o processo, revisar toda a documentação e indicar oficialmente os nomes e apresentar os dados completos da consulta.

O presidente da comissão eleitoral desta eleição, professor André Quiroga Sandi, considera que “o processo ocorreu de forma muito tranquila, talvez pelo fato de haver apenas um candidato”. Ele destaca, ainda, que “nestes processos é necessário sempre uma expressiva participação dos discentes, pois como consulta é um importante espaço para o apoio aos coordenadores de curso”.

Em Frederico Westphalen, para a coordenação do curso de Engenharia Ambiental, Malva Andrea Mancuso obteve 79,03%  de aprovação; Sidnei Renato Silveira, do curso de Sistemas da Informação, recebeu 88,05% dos votos; o curso de Jornalismo obteve 99,18% de aprovação para Andréa Franciéle Weber.

Em Palmeira das Missões, o curso de Biologia teve 98,44% de aprovação para Daniela da Silva Castiglioni; em Enfermagem, Marta Cocco da Costa recebeu 93,45% de votos afirmativos; Ciências Econômicas escolheu Olívio Alberto Teixeira, com 95,62% de aprovação; Luiz Eduardo Avelar Pucci será o coordenador de Zootecnia, com 98,32% de aprovação; Administração Diurno e Administração Noturno escolheram, respectivamente, Adriano Lago, com 99,22%, e Paloma de Mattos Fagundes, com 92,60% de aprovação.

Lembrando que esses percentuais dizem respeito aos votos válidos.

Os coordenadores eleitos assumem em agosto, e permanecerão nas coordenações pelos próximos dois anos.

Rubia Steffens /Agência Da Hora