Carta UFSM Sustentável

335041 266650140112596 1011623726 o“Que o trabalho dedicado as causas ambientais não seja o sustento de poucos, mas a sobrevivência de muitos”. Alcione Aparecida de Almeida

A UFSM Sustentável é um projeto criado no campus de Frederico Westphalen unidade CESNORS, que propôem a reflexão sobre os valores culturais que sustentam o estilo de produção e consumo da sociedade moderna estimulando a conscientização acadêmica. Abaixo apresentamos a carta elaborada pelos responsáveis para a comunidade acadêmica disponibilizada pelo Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais:

“Prezados professores, técnicos, acadêmicos e prestadores de serviço: O grupo UFSM Sustentável formado por acadêmicos e professores, com o objetivo de desenvolver a conscientização ambiental na comunidade acadêmica, vem por meio deste pedir a colaboração de todos no que se refere a pequenas atitudes no dia a dia na Universidade:

• Fechar as janelas ao término das aulas no final do dia;
• Abrir e fechar as persianas com cuidado;
• Organizar as cadeiras e classes ao término de cada aula;
• Tirar o data-show da tomada, desligar as luzes e ventiladores ao sair da sala;
• Desligar as luzes dos corredores que não necessitam ficar acesas durante o dia;
• Não desperdiçar água nos banheiros e bebedouros;
• Separar o resíduo gerado (lixo) levando o resíduo orgânico (erva mate, cascas de frutas e restos de alimentos) para as coletoras (lixeiras) das salas de chimarrão.

Desta maneira estaremos contribuindo para a preservação do patrimônio da Universidade, limpeza do Centro e economia de água e luz. Desde já, agradecemos a colaboração de todos!

Envolvidos no projeto:

Professores: Alexandre Coutto Rodrigues, Mariza de Camargo, Bruno Segalla Pizzolatti e Aline Ferrão Custodio Passini.
Acadêmicos: Alex da Silva Wender, Andrise Janaína Follmann, Cristiane Graepin, Francieli Neuhaus, Márcia Ludwig Henika, Natana Schmachtenberg, Tiago Liberalesso e Gilneia Mello.
Apoio: Comissão de Avaliação Institucional – Setorial da UFSM/CESNORS (CPA).