Unidade CESNORS comemora 7 anos de história!

7 anos site slideOutubro é um mês especial para quem trabalha, estuda ou interage com o Centro de Educação Superior Norte RS nas cidades de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, pois, neste ano de 2013, o Centro completa sete anos de desenvolvimento e incentivo ao ensino, pesquisa e extensão. Além do aniversário, também comemoramos com muita alegria o dia daqueles que ajudam a construir essa história: o professor, em 15 de outubro, o servidor público, no dia 28 de outubro e o estudante, em 11 de agosto.

O Centro trouxe a possibilidade de acesso ao ensino superior público gratuito à milhares de estudantes da região norte do estado, além de trazer estudantes de todo o país. A UFSM está mudando a economia e o cotidiano das cidades onde está instalada, trazendo desenvolvimento cultural e social e formando profissionais críticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável da sociedade. É por esses e outros tantos motivos que esta data precisa ser comemorada.

História

Foi através da primeira Audiência Pública em menção à instalação realizada no dia 13 de janeiro de 2005 que se tornou oficialmente aprovada a instalação de uma extensão da Universidade Federal de Santa Maria na região norte do RS. A partir da confirmação da vinda de uma universidade pública para a região, o reitor da UFSM na época, Paulo Jorge Sarkis, designou, no dia 28 de fevereiro de 2005, um grupo de pessoas que elaboraria o Projeto de Instalação dos dois novos campi da UFSM.

Em dezembro de 2005, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, assinava um contrato que estabelecia um convênio entre o Governo Federal e a UFSM que permitia o repasse de recursos da União para o início das obras. Já no mês de março de 2006 já estavam abertas as inscrições para o primeiro vestibular do CESNORS, nome dado às duas extensões da UFSM no norte do RS. Em julho de 2007, foram oficialmente inaugurados os primeiros prédios da UFSM Frederico Westphalen e Palmeira das Missões e alavancada a história do CESNORS.

Números

O Centro conta com treze cursos de graduação divididos entre os dois campis e também dispõe de dois cursos de Pós-graduação, sendo um em Agronomia – Agricultura e Ambiente e outro em Gestão de Organização Pública em Saúde além de um curso de graduação à distância em Administração Pública.

Contando atualmente com 2.400 alunos presenciais, 400 alunos na modalidade de ensino EAD, 170 docentes e 70 técnicos administrativos em educação, a unidade CESNORS já formou 788 profissionais.

Recentemente, em Ranking divulgado pela Folha de São Paulo, a UFSM classificou-se como a 14ª melhor universidade do país, considerados os quesitos ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. No ranking estadual, ocupa a posição de 2ª melhor. Também no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) do ano de 2012, os cursos de Jornalismo e Administração da unidade CESNORS foram destaque.

Comemore votando na Mostra Fotográfica “Seu Olhar na Nossa História”

A Mostra Fotográfica “Seu Olhar na Nossa História” é desenvolvida em comemoração aos 7 anos da UFSM Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, unidade do CESNORS, e além do aniversário, é realizada para comemorar o dia daqueles que ajudam a construir essa história: o professor, em 15 de outubro, o servidor público, no dia 28 de outubro e o estudante, em 11 de agosto.

A mostra tem como objetivo resgatar a evolução dessas unidades, por meio de fotografias registradas pela comunidade, como forma de retratar a universidade em suas múltiplas dimensões através do olhar das pessoas que viram sua construção no passar desses 7 anos.

As etapas da mostra ocorreram primeiramente através da inscrição e envio de fotos por técnicos, professores, acadêmicos e comunidade em geral, seguido da avaliação de uma comissão com integrantes de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen que, no dia 04 de outubro, selecionaram 30 fotos de cada campus para integrar a mostra.

As fotos estarão expostas a partir da tarde de hoje, no estande da UFSM na Feira do Livro de Frederico Westphalen, no centro da cidade, disponíveis também para votação no site da UFSM unidade CESNORS, no link http://mostrafotografica.sti.ufsm.br até o dia 25 de outubro.

A partir desta segunda-feira, 14, até o dia 18 de outubro, elas estarão expostas no campus de Frederico Westphalen e, de 21 a 25, em Palmeira das Missões. Os autores das seis fotografias mais votadas de cada categoria receberão prêmios simbólicos da UFSM e terão suas imagens na composição do calendário 2014 da unidade do CESNORS.

O resultado dos vencedores será divulgado no dia 30 de Outubro, quarta-feira. Seu voto é muito importante! Participe!

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br