Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Campanha Como anda Frederico?



1379640 533439300077668 1811158179 n
Campanha comunitária promovida pela 3ª turma do curso de Relações Públicas
Multimídia da UFSM/FW juntamente com a Prefeitura Municipal que tem o intuito de promover a reflexão dos frederiquenses sobre seu comportamento no trânsito da cidade. Pensando em valores como responsabilidade, gentileza e cidadania; quais são suas atitudes diárias como motorista ou pedestre em nossa cidade?

O projeto faz parte da Disciplina de Planejamento de Programas Comunitários e Campanhas Institucionais do Curso de Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas – Ênfase em Multimídia, ministrada pela Professora Mestra Patrícia Milano Pérsigo e tem como finalidade a criação e implementação de planos de comunicação comunitária, elaborando estratégias de comunicação na busca por mudanças comportamentais dos públicos de uma comunidade.

No intuito de oportunizar o envolvimento de todos os moradores de Frederico Westphalen, a campanha encontra -se dividida em três ações. A primeira será realizada no dia 24 de outubro, com a fixação de cartazes em pontos estratégicos da cidade que terão como conteúdo questionamentos que além de levar a sociedade à reflexão, também permitem sua participação. A população encontrará a pergunta principal “Como Anda Frederico?” e outras três sendo elas: Como você se comporta como motorista no trânsito de Frederico Westphalen? Como você se comporta como
pedestre no trânsito de Frederico Westphalen? e Você usa/respeita as faixas de pedestres, sinalizações e vagas para deficientes? Com o propósito de surpreender a população, esta ação será executada durante a madrugada e na mesma oportunidade serão realizadas filmagens da ação, as quais, posteriormente, serão utilizadas como ferramenta de divulgação da campanha.

No dia 09 de novembro acontece a segunda ação intitulada “Quanto Vale uma Vida?”. Neste momento o objetivo é mobilizar a cidade contando com o apoio do SAMU e da Brigada Militar, chamando atenção para os acidentes ocorridos no perímetro urbano. A estratégia é a simulação de um acidente, onde o SAMU realizará resgate fictício em três horários durante o dia. Após, serão distribuídas cartilhas contendo informações como ruas com mais acidentes, quantidade de acidentes por dia, quantidade de mortes por ano e período do ano com maior número de ocorrências.

Para finalizar a campanha, a terceira ação intitulada “ Frederico a pé” acontecerá no dia 13 de novembro de 2013 convidando os frederiquenses a deixarem seus veículos em casa e irem a pé até seus destinos. O objetivo específico desta estratégia é conscientizar a comunidade sobre a importância de contribuir para a melhor circulação do trânsito e, assim, manter o hábito saudável de caminhar.

Além disso, no dia da ação, os alunos do Curso de Relações Públicas com apoio de entidade filantrópicas como Leo Clube e o Rotaract, estarão nas ruas abordando as pessoas que apoiam a ação, com uma câmera para gravação de vídeos e também para tirar fotos que serão postadas na FanPage da campanha. É importante dar visibilidade aos cidadãos que aderirem à campanha, pois essa é uma forma de propagarmos um bom exemplo. Ainda compondo esta ação haverá a utilização de plaquetas que simbolizam o agradecimento da cidade pelo apoio à ação desenvolvida, como frases como “Obrigada por andar a Pé”, “Eu ajudei FW Hoje”, “#comoandafrederico”, com o símbolo do curtir do Facebook e a distribuição de adesivo “Eu apoio Como Anda Frederico?”

Dessa forma, a campanha comunitária por meio das suas três ações segue uma lógica de inicialmente propor a reflexão (ação 1), em seguida mostrar como agir em caso de acidentes (ação 2) e concluir com uma chamada a um outro estilo de comportamento (ação 3), dando oportunidade aos acadêmicos da UFSM/FW de buscar soluções para questões coletivas, contribuindo de forma cidadã para o desenvolvimento da cidade. Esta é mais uma forma de inserção e reconhecimento social da importância desse profissional mediador de relacionamentos o: Relações Públicas.

A mudança de comportamento ocorre somente pela via da conscientização e do sentimento de pertença do indivíduo a um contexto sentindo-se sensibilizado pela causa em questão. A equipe responsável pela campanha comunitária coloca em prática os aprendizados de sala de aula entendendo essa mobilização também como uma forma de comunicação participativa e assim promove esta campanha em parceria com a Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, contando com o patrocínio de empresas.

Fonte: 

luanacappellari2011@hotmail.com

 

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoricesnors@ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-2905

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes