Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ética no Serviço Público é tema de debate na UFSM



Gilvan Peters 32Tema recorrente na atualidade, a ética no serviço público foi tópico de debate na unidade CESNORS da UFSM, durante a Semana do Servidor Público 2013, realizada de 23 a 31 de outubro pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

A palestra, ministrada pelo professor Dr. Reginaldo Teixeira Perez, aconteceu no auditório do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen e reuniu professores e técnicos do campus de FW. Na oportunidade, foram discutidos temas como os direitos e deveres do servidor, a ética e motivos pelos quais o servidor pode ser demitido ou levar advertência. Também foram esclarecidas dúvidas dos ouvintes.

Segundo Perez, o aprendizado pela experiência é valorável, mas seria ótimo se os servidores tivessem um conhecimento ainda maior sobre as atribuições de cargo, sobre seus direitos, seus deveres, e que houvesse formação profissional sobre ética, pois não bastam as informações que se recebem antes da vida pública, ou mesmo antes de se tornar profissional atuante. “Há uma dimensão técnica da ética que precisa ser considerada e conhecida pelas pessoas, sobretudo, os funcionários públicos devem conhecer a lei”, enfatizou o professor.

Tensionou-se ainda que a ética está relacionada diretamente com o direito, estando todos nós sujeitos aos problemas relacionados à decisões e ações que adotamos. Estes problemas podem afetar apenas um indivíduo, mas também outras pessoas, como é o caso dos setores públicos. Segundo Reginaldo Perez, quando discutimos o amparo no direito é importante a formalização do estado de direito, usado para acalmar os chamados ânimos excitados que, de alguma maneira, acabam por prejudicar os espaço dos quais dispomos, a privacidade.

A Assistente Social do Colégio Agrícola de FW, Maíra Giovenardi, também destacou a importância da discussão do tema, pois na prática, por vezes, a ética acaba sendo substituída pelo jeitinho brasileiro. Ainda para a secretária executiva e representante da PROGEP em Frederico Westphalen, Silvane Brand, trabalhar a ética dentro da instituição é fundamental e necessário. “Nem todas as pessoas tem clareza dos seus direitos e deveres, pois antes de cobrar um direito eu tenho um dever a cumprir, quanto à liberdade em termos de democracia, e nesta, até onde eu posso ir, para não atingir o outro”, complementa. A mesma palestra aconteceu em Palmeira das Missões que acontece no dia 31 de outubro.

A programação encerra na quarta-feira com o Show de Talentos e premiação da Mostra Fotográfica “Seu Olhar na Nossa História”, às 13h30min no hall de entrada do prédio principal da unidade CESNORS em FW.

 

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-2923

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes