Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Unidade CESNORS da UFSM divulga cursos em Mostra do Conhecimento

DSC 0125Está acontecendo nesta terça-feira, 12 durante todo o dia e noite a XI Mostra do Conhecimento da Escola Estadual Técnica José Cañellas, no Ginásio de Esportes Eloi Dal Ross, em Frederico Westphalen. O objetivo do evento, segundo Neusa Frank, coordenadora pedagógica da escola, é “a socialização das ações que foram pensadas, pesquisadas a campo, relatadas e hoje culmina com exposições e apresentações à comunidade”.

Na mostra estão sendo socializados mais de 100 trabalhos e projetos de pesquisa, realizados com alunos do Ensino Médio, Ensino Politécnico e Educação Profissional, alguns em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, que também se faz presente na Mostra deste dia 12.

A UFSM, nesse sentido, está comprometida na escolha profissional dos alunos, por isso, participa neste dia com um stand com folders, cartilhas, informativos que apresentam a universidade e os cursos que oferece.

Professores, técnicos e acadêmicos da UFSM Frederico Westphalen unidadade CESNORS, se fazem presentes para a divulgação dos cursos e para tirar possíveis dúvidas dos alunos da escola, este momento oportuniza a aproximação da universidade com as escola e a troca de experiências.

As alunas do Cañellas Letícia Rosa17 anos, e Francieli Felin, 17 anos, apresentam na Mostra seu trabalho sobre a produção de energia renovável através do biodigestor e outras formas. O trabalho foi pensado a fim de contemplar o desenvolvimento sustentável, tema recorrente na atualidade. A Mostra, segundo elas, é a oportunidade que os alunos tem para colocar em prática suas ideias e tentar mostrar maneiras de resolver problemas da sociedade contemporânea.

Francieli conta ainda que participou do programa Janela Aberta da UFSM unidade CESNORS neste ano de 2013 e, através da apresentação dos alunos e visita aos laboratórios, teve certeza do curso que já pretendia fazer. A aluna vai prestar vestibular neste ano para o curso de Agronomia da UFSM/FW, fato que reforça a importância do envolvimento em atividades como a da Mostra, que auxilia também na escolha profissional e determina o futuro dos alunos.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br