UFSM e CUFA comemoram Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Dia do Cego

O mês de dezembro é muito importante no calendário da acessibilidade no Brasil e no mundo. Entre as datas, destacam-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dia 03, e o Dia do cego, 13 de dezembro. Em função disso, o Natal Solidário da Universidade Federal de Santa Maria/FW e a Central Única de Favelas –CUFA/FW, com o apoio da APAE-FW, incluíram essa discussão em suas programações de Natal.
O evento “Cultura e Inclusão Social” será realizado no dia 06 de dezembro com a exibição de curtas metragens do Dia Internacional da Animação com áudio-descrição, arte circense, pipoca e outras atividades culturais.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.
O Dia do Cego foi instituído no Brasil pelo presidente Jânio Quadros, em homenagem a José Álvares de Azevedo, que introduziu a leitura Braille no país. Mas a data também é conhecida como o dia de Santa Luzia, protetora da visão.
A Mostra do Dia Internacional da Animação é o maior evento simultâneo de cinema no Brasil e que é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação, que gentilmente cedeu os direitos de exibição dos filmes em Frederico Westphalen, com apoio da empresa Mil Palavras Acessibilidade Cultural.
A exibição pretende discutir a Acessibilidade Cultural de todas as pessoas e divulgar a Áudio-descrição, uma narrativa que transforma o conteúdo visual em palavras para ampliar o entendimento de todas as pessoas.

DATA: 06 DE DEZEMBRO
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CARDEAL RONCALLLI
ENDEREÇO: RUA SETE DE SETEMBRO, 157 / Frederico Westphalen/RS
CONTATOS:
UFSM –Profa. Janaina Gomes –3744-8964 -Ramal 8766 / 81064719
CUFA-FW –Júnior Torres -99093759
MARCAÇÃO DE TURMAS PARA AS SEÇÕES: Escola Roncalli -3744-1164
RESPONSÁVEIS: Manhã –Profa. Carla / Tarde –Profa. Romi / Noite –Prof. Leandro
PROGRAMAÇÃO COMPLETA – ABERTA AO PÚBLICO
PROGRAMAÇÃO DIURNA
13h15min –Recepção aos alunos -Gilmar Prestes –Músico, locutor de rádio e DJ
Mostra Dia da Animação 2009