O programa de televisão Patrola esteve visitando a UFSM/FW unidade CESNORS na manhã de ontem, terça-feira, para fazer gravações com a acadêmica do Curso de Jornalismo, Rúbia Steffens, deficiente visual.
Em um primeiro momento, a professora do Curso, Janaína Gomes, apresentou as ferramentas que ela mesma desenvolveu para ilustrar técnicas de fotografia para que a aluna pudesse tirar fotos, assim como os demais acadêmicos. Conversaram ainda sobre a história pessoal de Rúbia e suas inspirações quanto ao curso de Jornalismo e à area da fotografia.
Logo após às gravações na universidade, eles foram ao Monumento Cristo Rei, localizado a 10km do centro de Frederico Westphalen. Foi lá que a acadêmica pode compreender tudo o que havia aprendido nas disciplinas de Fotojornalismo e Laboratório de Fotojornalismo, durante o ano de 2012. Nesse momento, ela viu que conseguia dominar a possibilidade de plano fechado, médio e geral das fotografias.
Segundo a aluna, isso foi o que mais a chamou atenção. “Pude compreender as paisagens com o apoio da áudio-descrição e das técnicas fotográficas”, explicou. Conforme a professor Janaína, a fotografia para pessoa com deficiência visual está consolidada, e a acessibilidade está conquistando seu espaço cada dia mais.
Foto: Adi Spezia
Assessoria de Comunicação da Direção do Centro