Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GAMRH aprova mais dois projetos



Os professores integrantes do Grupo de Pesquisa de Gerenciamento Ambiental e Manejo de Recursos Hídricos – GAMRH aprovaram dois projetos no edital Chamada Nº 18/2013 – MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobrás – Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação, para serem executados nos anos de 2013 a 2015, sendo eles:

–  Projeto “Avaliação da qualidade da água do município de Palmeira das Missões – RS”, no valor de 39.128,00, aprovado pelo prof. Dr. Arci Dirceu Wastowski. Os demais professores integrantes do projeto são: Genesio Mario da Rosa; Renato Beppler Spohr; Eliane Pereira dos Santos; Malva Andrea Mancuso e Leandra Calazans Mann. O projeto tem o objetivo de avaliar a qualidade da água dos poços utilizados no meio rural no município de Palmeira das Missões (RS) através de uma sonda multiparâmetros e análises laboratoriais, em amostras de água coletadas em áreas com uso frequente de dejeto líquido de suínos, visando estimar o potencial de risco de contaminação ambiental.

– Projeto “Aperfeiçoamento de metodologia para determinação da retenção de água pela vegetação herbácea no bioma Pampa”, no valor de 37.196,00, aprovado pelo prof. Dr. Renato Beppler Spohr. Os demais professores integrantes do projeto são: Edner Baumhardt; Genesio Mario da Rosa; Arci Dirceu Wastowski e Leandra calazans Mann. O projeto tem o objetivo de avaliar validar um método eficaz, por meio de simulador de chuva em campo, para se quantificar o montante de água que normalmente fica retido nos ramos e galhos da vegetação do Pampa, em diversas situações de chuva simulada. Serão testados métodos onde haverá a retirada de monolitos contendo solo, serapilheira e vegetação, acondicionados em calhas estes serão submetidos a chuvas simuladas (com volume conhecido) e como resultado haverá a mensuração do escoamento superficial produzido. Espera-se com isso poder estimar o volume de água retido.

 

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-3041

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes