Jornalismo da UFSM/FW entre os 10 melhores do Brasil

LAYOUT 1 O Ministério da Educação (MEC) divulgou no início deste mês o resultado do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referente a 2012 e, mais uma vez, a UFSM campus Frederico Westphalen foi destaque na avaliação.

O curso de Comunicação Social Hab. Jornalismo ficou com a 10ª melhor nota dos cursos de Jornalismo avaliados em todo o país, com conceito contínuo 3,82 e conceito faixa 4. No ano de 2012, 24 concluintes do Curso realizaram a prova do Enade e obtiveram conceito faixa 5 (um dos componentes do IGC).

De acordo com o Ministério, 2.008 instituições brasileiras foram avaliadas no ano passado, e 1.461 delas tiveram um resultado satisfatório. O MEC considera satisfatório o desempenho igual ou acima de 3.

Para a Coordenadora do Curso, professora Andrea Webber, o resultado do exame reflete a dedicação e a competência com que professores, alunos e técnicos têm trabalhado para fazer um curso de excelência e formar bons jornalistas. “O nosso orgulho é ainda maior por sermos um curso recente (criado em 2006) e que funciona longe dos grandes centros políticos e econômicos do Brasil”, falou.

Entenda como é feita a avaliação

O IGC é medido por diversos indicadores: as notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) correspondem a 55% da nota, a infraestrutura e instalações tem peso de 15% no índice, e os recursos didático-pedagógicos e corpo docente respondem pelos demais 30% da composição do conceito. Dessa forma, os cursos recebem conceitos de 1 a 5.

Cursos com conceitos 1 ou 2 estão sujeitos a medidas administrativas, entre elas o congelamento da abertura de novos processos de regulação no MEC, como autorização de novos cursos, expansão de cursos ou abertura de novos campi. Essas instituições também terão que limitar o número de novos alunos durante a vigência das medidas.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br