Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Programa Passe Livre: instruções para obter o benefício

Vários municípios do Brasil já aderiram ao Programa Passe Livre Estudantil desde o mês de dezembro do último ano. O Programa significa o pagamento de 100% do valor da tarifa do transporte intermunicipal a todos os alunos que estudam em outro município, diverso de sua residência.

A gratuidade será concedida mediante subsídio integral custeada pelo poder executivo estadual por meio de aquisição de passagens aos estudantes beneficiados, ou seja, diretamente ao aluno, mediante a utilização de linhas comuns de transporte coletivo.

O estudante que desejar ter o benefício deve se inscrever na prefeitura de seu município para se cadastrar no programa e contatar a UEE Livre para obter a carteira do Passe Livre, através do link

Instruções para o cadastramento de estudantes do interior do estado do RS:

Documentação necessária que deve ser encaminhada à prefeitura de sua cidade e enviados digitalmente para o e-mail passelivrers@gmail.com

1 – Formulário de Inscrição (preencha aqui)
2 – Comprovante de Matrícula: deve conter número de matrícula, o período letivo (dia/mês/ano em que as aulas iniciam e terminam) e a grade de horáriosdas contendo os dias da semana em que o estudante tem aula.
3 – Cópia de documento de identidade e CPF.
4 – Cópia atual do comprovante de residência do estudante (até 3 meses). Caso não esteja em seu nome, anexar cópia da identidade e declaração da pessoa em que estiver o comprovante.
5 –  1 foto 3×4.
6 – Comprovante de renda do beneficiário e de todos os membros da família (cópia da carteira de trabalho ou contra-cheque). Caso o estudante ou membro da família não possuam renda, trazer declaração de próprio punho e cópia do RG do declarante. Instruções para comprovação de renda.

Obs: caso seja bolsista do PROUNI, fica dispensada a comprovação de renda. Sendo, necessário documento oficial da universidade comprovando a bolsa.
7 – Pagamento da Taxa de Confecção da Carteira R$15,40: o pagamento será feito por meio de depósito bancário NOMINAL na conta corrente 67892-9, agência 0179, do Banco Sicredi (Diretório Central dos Estudantes). Enviar comprovante para a Prefeitura, bem como digitalizado junto com os documentos para passelivrers@gmail.com
8 – A entrega da carteira será feita pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da sua universidade ou pelo diretor da UEE LIVRE /RS na sua região. Você receberá um e-mail de confirmação informando a data em que sua carteira estará disponível.
9 – Ao final do semestre, você deverá renovar o seu cadastro juntamente a UEE LIVRE /RS. Você receberá instruções por e-mail.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br