Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

​Ingresso na UFSM passa a ser via SiSU

A partir de agora, não haverá mais Concurso Vestibular para ingresso na UFSM. As vagas serão preenchidas via Sistema Unificado de Seleção (SiSU). Também foi definido que metade das vagas nos cursos de graduação será reservada para alunos cotistas. As decisões forma tomadas em reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) na manhã desta quinta-feira (22).

Na sessão anterior (16/05) do CEPE foi apresentada aos conselheiros a proposta da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) que previa a distribuição de 30% das vagas via SiSU e 70% pelo vestibular, propondo também 50% das vagas para cotistas, além da transferência das datas originais de 12, 13 e 14 de dezembro de 2014 para 6, 7 e 8 de janeiro de 2015. Ainda na sessão anterior, as Comissões do CEPE rejeitaram a proposta da PROGRAD, indicando como alternativa a manutenção da data em dezembro de 2014, o ingresso somente via vestibular e 37,5% das vagas para cotistas. Na mesma ocasião o Diretório Central dos Estudantes realizou pedido de vistas. Agendou-se sessãoextraordinária para a quinta-feira (22/05). Neste período (entre as duas sessões) foram realizadas reuniões públicas com a comunidade acadêmica e comunidade local para debater a temática.

Na sessão de hoje (22/05) as Comissão do CEPE fizeram a releitura de seu parecer e o Diretório Central dos Estudantes apresentou seu parecer de vistas propondo 50 % de vagas para cotistas e 100 % de adesão ao SiSU.

A votação ocorreu separadamente, por tópicos. Por 33 votos conta sete, foi aprovada a reserva de 50% das vagas para cotistas, proposta pelo parecer de vistas. A decisão foi comemorada por conselheiros e por alunos de escolas públicas de Santa Maria, que acompanharam a votação do lado de fora da sala dos conselhos.

Em seu relatório, o DCE defendeu o cumprimento imediato da Lei 12.711/2012 em sua integralidade, garantindo reserva de vagas de 50% para cotistas.

O parecer dos estudantes apontou dados que confirmam a importância da reserva de vagas: desde 2008, o percentual de evasão de estudantes que ingressaram na UFSM via ações afirmativas ( para estudantes de escolas públicas, afro-brasileiros e pessoas com deficiência) caiu significativamente, passando para zero em 2011, devido à assistência estudantil garantida pela universidade.

“No ensino superior são 5,95 milhões de estudantes matriculados. Destes 4,43 milhões provêm da rede privada a apenas 1,52 milhões estão matriculados na rede pública. As universidades públicas não condizem com o retrato da maior parte da população”, apontou o parecer. Um dos argumentos contrários defendidos durante a reunião foi o grande número de recursos jurídicos ocasionados pela reserva de cotas.

Adesão ao SiSU: Em seu parecer de vistas, o DCE propôs o SiSU, considerando uma forma de democratização do acesso à universidade, como única forma de ingresso na UFSM, sem Vestibular. Conforme o relatório, nas instituições que adotaram o sistema, 90% dos estudantes são oriundos da própria região e 85% do próprio estado. Além disso, segundo o DCE, as universidades que adotaram o sistema híbrido (SiSU e Vestibular simultaneamente) identificaram problemas para equacionar o preenchimento das vagas entre os dois sistemas.

Entre alguns conselheiros, no entanto, houve argumentos contrários à adesão integral e mesmo parcial ao SiSU. Em contraponto, outros conselheiros defenderam a adesão, até pelo fato de que 80% das universidades brasileiras já aderiram ao sistema, a maioria delas de forma integral. O aspecto da universidade também foi enfatizado assim como o fato de que o ENEM é economicamente mais acessível que o Vestibular – a taxa de inscrição é reduzida.

Na votação, quase cinco horas após o início da reunião, os conselheiros rejeitaram, por 27 votos a 12, o parecer das comissões do CEPE que continuava com a seleção via Vestibular. Assim, a partir de agora, o ingresso nos curso de graduação da UFSM será exclusivamente via SiSU.

O Diretório Central dos Estudantes incorporou em sua proposta a situação que envolve o Ingresso Seriado na UFSM. Decidiu-se que o Ingresso Seriado passará a ser um processo em extinção mas que a edição de 2014 e de 2015 será preservada para o encerramento do processo que já está em andamento. Ou seja, não haverá novas edições do Processo de Ingresso Seriado, preservando o direito adquirido dos que já ingressaram no processo. Será elaborado um Plano de Transição para adaptar as notas obtidas pelos candidatos do Sistema Seriado para concorrerem na relação com o SiSU.

Ao final da reunião, o reitor, Paulo Afonso Burmann, que preside o CEPE, destacou que a universidade tem condições de recepcionar a decisão do CEPE de ingresso via SiSU.”Vamos garantir todas as condições necessárias para a qualidade do ensino e permanência dos alunos”, afirmou. Com relação ao aumento da reserva de cotas, Burmann salientou que a universidade já está preparada para os 50%. Ele ainda afirmou que, com o fim do Vestibular, a COPERVES segue com o seu papel central, realizando seu trabalho junto às escolas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSM

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro