Jantar palestra do Reitor da UFSM na ACI/FW na última quinta, 22

Ocorreu no dia 22 de maio, a partir das 19h30min no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen (ACI), um jantar-palestra com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann.
As atividades tiveram início com a fala da presidente da ACI, Simônia Gonçalves de Oliveira, após o diretor da USFM/FW, Genésio da Rosa, agradeceu a presença do reitor e destacou a importância de tal evento, principalmente para a transição da administração anterior à nova, além de manter uma continuidade.
O Professor Paulo Burmann ao fazer o uso da palavra explanou sobre a situação do campus da UFSM em Frederico Westphalen, além de comentar sobre alguns projetos futuros e em andamento para o campus. Ao destacar a importância econômica que o campus tem para a região, além de alimentar o mercado profissional regional o reitor disse que é hora da universidade não apenas falar, mas também escutar o que a comunidade tem a dizer, pois há uma grande relação de interdependência entre comunidade e universidade.
Sobre os projetos visados para a unidade em Frederico Westphalen, Burmann destacou a expansão e consolidação da infraestrutura para a qual será destinada cerca de 12 milhões de Reais nos próximos dois anos bem como a assistência estudantil, a construção de uma nova Casa do Estudante e um Restaurante Universitário, a busca de um transporte público que atenda a universidade, de modo que haja maior humanização do campus. Burmann também comentou sobre o processo de ifetização do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW) e suas implicações, afirmando que o processo de transição precisa ser benéfico tanto para comunidade, universidade como para o próprio colégio.
O reitor explanou ainda sobre as decisões polêmicas tomada na tarde do dia 22 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) de abolir o vestibular da universidade, passando assim a ter o seu processo seletivo por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e a resolução de que 50% das vagas são destinadas para cotistas. Ao ser perguntado sobre tais decisões, Burmann afirmou que mudanças são necessárias em nosso tempo, além de proporcionar um maior democratização e acesso ao ensino superior. Especificamente sobre a abolição do vestibular a decisão reside no fato de que qualquer pessoa em qualquer lugar do país poder concorrer a uma vaga na universidade sem se deslocar de sua cidade.
“85% das universidades federais são adeptas do Sisu, sendo que a Universidade Federal de Santa Maria estava entre as únicas 5 universidades que não utilizavam tal sistema de seleção, para o reitor isso causava um isolamento que não se justificava, e que o adequamento a esse processo é necessário sendo ele prestigiado com extremo incentivo do governo federal”.
Segundo Burmann o ENEM “não avalia apenas o conhecimento, mas também as habilidades e competências do estudante, tendo assim um melhor preparo para o ensino superior” e isso proporciona uma maior diversidade, qualidade, democratização e um sistema mais justo para a universidade.
Logo após foi servido uma janta para os presentes.

Fonte: Agência da Hora

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro