Teste TOEFL ITP será aplicado no campus de Palmeira das Missões

O Ministério da Educação, por meio da Capes e da Sesu, realizará, mediante teste específico da língua inglesa TOEFL-ITP (Institutional Testing Program), um diagnóstico sobre a proficiência em inglês do corpo discente das universidades públicas brasileiras. A ação será implementada pelos programas Inglês sem Fronteiras (IsF) de cada universidade. Serão aplicados 430 mil testes gratuitamente para alunos de todas as áreas, da graduação e da pós-graduação presencial e a distância.

Por meio do teste, o MEC poderá verificar o nível de proficiência dos alunos para desenhar as políticas públicas de formação em línguas estrangeiras e definir os recursos orçamentários a serem alocados para essas políticas a partir do ano de 2015.

O diagnóstico servirá de subsídio para as ações de promoção voltadas à internacionalização das universidades brasileiras e será fundamental para a tomada de decisões quanto aos investimentos em programas e editais que possam dar continuidade aos programas de intercâmbio já existentes, bem como dimensionar outros programas para as diferentes áreas do conhecimento.

O teste é para todos os alunos da UFSM. Inclusive estudantes que acreditam ter proficiência igual a zero deverão realizar a prova. A nota é sigilosa. Somente a média dos estudantes será utilizada para efeito de avaliação da aplicação. Por isso, o importante não é ter escore (nota) alta, mas que a instituição tenha uma dimensão real do nível de conhecimento de inglês dos seus alunos, para que sejam pensadas ações considerando esse perfil. O aluno não será prejudicado se tirar escore baixo e poderá refazer a prova no segundo semestre.

A realização do TOEFL ITP também poderá trazer outros benefícios:

1. Além do My English Online (MEO), passará a ser usado para inscrição dos alunos nos cursos de inglês gratuitos oferecidos pelos Núcleos de Línguas do Programa Inglês sem Fronteiras em cada instituição;

2. O resultado do diagnóstico permitirá que os cursos de inglês gratuitos ofertados pelo IsF sejam mais adequados aos níveis de proficiência dos discentes da instituição. Para que se tenha uma amostra relevante, é importante que o maior número de alunos possível participe dessa aplicação do TOEFL ITP, para que haja espaço de tempo significativo entre a data da prova e a publicação do resultado;

3. A partir diagnóstico (que testa compreensão oral, leitura e conhecimentos léxico gramaticais), poderão ser ofertados cursos de línguas mais adequados às necessidades dos alunos de cada instituição;

4. Poderá servir para a participação nas próximas chamadas do Ciência sem Fronteiras;

5. Poderá servir para ingresso em e conclusão de programas de pós-graduação que aceitam esse teste como comprovante de proficiência/suficiência;

6. Em caso de escore (nota) alta, poderá servir como incremento do currículo como certificação de proficiência;

7. Permitirá que o aluno avalie seu próprio conhecimento da língua inglesa;

8. O candidato economizará pelo menos R$ 200,00 (custo médio do teste pago).

A realização desse diagnóstico é ímpar e inédita, e representa um passo histórico para as IES ao abrir oportunidades para os alunos, para a educação superior pública, para a área de línguas e para o país, contribuindo para o processo de internacionalização e para o fortalecimento das instituições.

As inscrições para realização do teste ocorrerão pelo site http://isfaluno.mec.gov.br/, no link “Inscrição Centros Aplicadores”, seguindo o Edital disponível no site http://isf.mec.gov.br/.

Aplicação em Palmeira das Missões

Na UFSM, o teste será aplicado no campus de Palmeira das Missões no dia 28 de junho (sábado), às 14h. Os locais serão o auditório do prédio II e as salas 321, 325 e 318 do prédio I.

Outras informações importantes sobre as aplicações do TOEFL ITP gratuitas são:

– as inscrições são feitas exclusivamente pela internet;

– o período das inscrições é de 13 a 25 de junho;

– as vagas são disponibilizadas ao candidato pelo sistema de inscrições sequencialmente;

– informações complementares sobre a estrutura do teste, o cálculo da pontuação, etc., estão disponíveis no Manual do Candidato, que compõe o Edital N. 5, 31 de janeiro de 2014 (os dois documentos estão disponíveis no site da inscrição (isf.mec.gov.br);

– devem ser reservados até três horas e 30 minutos para realizar o teste, pois há procedimentos que vão além do Teste em si;

– é obrigatório o comparecimento ao local do teste com 30 minutos de antecedência do horário de início da realização do teste, com documento de identificação válido, conforme Edital.

Em caso de problemas com a inscrição, o candidato deve entrar em contato com o Fale Conosco no site do Inglês sem Fronteiras (http://isf.mec.gov.br/faleconosco.html).

Para mais informações:

Em caso de dúvidas sobre as aplicações, o candidato poderá entrar em contato com a equipe local do Inglês sem Fronteiras das seguintes formas:

– e-mail: toeflitp.ufsm@gmail.com

– mensagem via página no facebook: https://www.facebook.com/isfufsm

Quem deseja participar de um intercâmbio internacional nos próximos anos não pode perder essa oportunidade! O teste é reconhecido para concorrer às bolsas do Ciência sem Fronteiras e é gratuito, mas o não comparecimento para realizá-lo gera gastos da verba pública.

Notícia elaborada pela assessoria de comunicação UFSM