Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Proposta da UFSM/FW é aceita no Projeto Rondon

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Realizado em parceria com diversos Ministérios, o Projeto tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

Neste ano, os Departamentos de Ciências da Comunicação e de Ciências Agronômicas e Ambientais, em conjunto, representados pelas Professoras Janaína Gomes (Coordenadora), Malva Mancuso (Coordenadora Adjunta) e Vera Martins (Suplente), inscreveram sua proposta para contribuição no Projeto Rondon. A mesma foi aprovada e a execução será em 2015 na cidade de Solânea (PB), através da Operação Porta do Sol (Conjunto B).

A operação envolverá as linhas de:

– Comunicação: capacitar agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias; e divulgar às lideranças e servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal.

– Meio Ambiente: capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, esgotamento sanitário e água.
– Trabalho: Capacitar produtores locais, com especial atenção a pequenos agricultores e pecuaristas; incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável; promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços; e capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos.

– Tecnologia e Produção: disseminar soluções autossustentáveis – tecnologias sociais – que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

Confira a proposta da UFSM/FW aqui.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br