Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Divulgada programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – 2014

1No dia 21 de agosto de 2014 iniciarão as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Será uma semana de discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência marcando, mais uma vez, a parceria da APAE-FW com o Grupo de Extensão Comunicação, Tecnologia e Acessibilidade, do Curso de Jornalismo da UFSM campus Frederico Westphalen, da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Frederico Westphalen e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Frederico Westphalen.
O tema que norteará a programação em 2014 será “Construindo uma história de igualdade de oportunidades para todos! APAE BRASIL: 60 anos fazendo inclusão!”.

O objetivo principal será contar a história do Movimento na educação especial. A programação compreende também a inclusão no ensino superior e o direito ao tratamento igualitário do sujeito. A sociedade poderá esperar discussões sobre o processo de reconhecimento da necessidade das pessoas com deficiência e seus familiares assumirem o protagonismo em suas vidas, mobilizando, assim, o empoderamento e a participação efetiva nos movimentos organizados por e com elas.

Programação:

programação SNPD

Contatos:

Janaína Gomes (8106-4719 – 3744-8964 Ramal 8766)
Jussânia Bordin (APAE-FW: 3744-4477 / 8449-1115)

Os alunos podem fazer as inscrições para a oficina que acontece no dia 21 à tarde através do e-mail alilorini@yahoo.com.br ou na sala 303 da UFSM/FW.

Realização:

2 3  4

Apoio:

Um pouco de História….
A Apae – Associação de Pais e Amigos Excepcionais teve origem no ano de 1954, no Rio de Janeiro. Diferencia-se por ser uma organização social, com o objetivo de dedicar atenção exclusiva à pessoa com deficiência, em especial aquela com deficiência intelectual e múltipla.

Dessa associação surgiu o Movimento Apaeano que caracteriza-se por ser uma rede, composta por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras, visando a promoção e defesa dos direitos a cidadania inclusão social das pessoas cm deficiência. A partir dessa rede criou-se a Fenapes – Federação Nacional das Apaes, uma organização social sem fins lucrativos que representa o Movimento perante os órgãos nacionais e internacionais, fomentando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes. Atualmente possui mais de 2 mil Apaes filiadas.

Em 1964, a Federação Nacional das Apaes, passou a comemorar a Semana Nacional do Exepcional, espaço onde diversas questões que envolviam o tema eram abordadas e compartilhadas com a comunidade em geral para auxiliar na promoção da inclusão social das pessoas com deficiência. A partir de 2009 após uma pesquisa feita ao público por meio de uma enquete em que sugeriam a alteração do nome da Semana, esta passou a se chamar Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Para esse ano a Semana tem como tema “Construindo uma história de igualdade de oportunidades para todos! APAE BRASIL: 60 anos fazendo inclusão!”.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br