O Mestrando Dieison Marconi, do Pós Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria, foi um dos selecionados pelo edital do Núcleo Audiovisual e Documentário da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV).
O edital era destinado a alunos inscritos regularmente em cursos de pós-graduação – stricto sensu e lato sensu de todo o país, que deviam submeter propostas de realização de documentários de curta metragem explorando temáticas relacionadas aos projetos “Cientistas Sociais de países de língua portuguesa: histórias de vida”, “Futebol, memória e patrimônio” e “Memória do cinema documentário brasileiro: histórias de vida”. Além dos projetos, os pós graduandos precisavam enviar currículo e carta de motivação.
O edital selecionou doze estudantes, entre eles, Dieison, que deve agora participar entre os dias 23 e 26 de setembro de uma oficina de roteiro de documentário na FGV, no Rio de Janeiro. Após isso, deverá submeter o roteiro a uma nova seleção, para assim poder produzir o filme.
Dieison é orientando do Professor Doutor Cássio dos Santos Tomaim, no POSCOM/UFSM, e membro do Moviola – Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão em Memória de Narrativas Audiovisuais, onde atualmente desenvolve sua pesquisa sobre ética e estética queer no documentário brasileiro.
Confira a lista dos selecionados:
Aline Fernandes Carrijo- Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ana Carolina Bichoffe – Universidade Federal de São Carlos
Camila Mattos da Costa – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cleonice Elias da Silva – Pontifica Universidade Católica de São Paulo
Dieison Marconi – Universidade Federal de Santa Maria
Fábio Campos Salmeron – Universidade Federal da Bahia
Renato de Araújo Monteiro – Universidade do Estado de Santa Catarina
Simone Sayuri Takahashi Toji – University of St Andrews
Tarsila Pimentel – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Wesley Barbosa Machado – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Assessoria de Comunicação da Direção do Centro