Relações Públicas no CCR: Comunicação ou Extensão?

Em visita ao Centro de Ciências Rurais (CCR), na última terça-feira, 9, o acadêmico de Comunicação Social – Relações Públicas – ênfase Multimídia da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen/RS, Eder Paulo Pandolfo, representou a Associação dos Agricultores Guardiões da Agrobiodiversidade de Tenente Portela (AGABIO).

Na oportunidade, presenteou a professora Dra. Vivien Diesel, do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR), e sua orientanda, Carla Dornelles, mestranda em Extensão Rural e colaboradora do CETAP (Centro de

Tecnologias Alternativas e Populares), com publicações institucionais produzidas em seus estágios junto à AGABIO – entidade do terceiro setor. “Poder conhecer e aproximar relações com pesquisadores da sede foi importante para reforçar a postura de trabalho junto às comunidades rurais. O interesse partiu, academicamente, no decorrer da disciplina de comunicação comunitária e no desenvolvimento da parceria entre o CCR e o CESNORS, através do projeto de pesquisa “TICs e Vínculo Social: Mulheres e relações afetivo-produtivas na Agricultura Familiar” – coordenado pela Profª. Ada Cristina Machado Silveira (Comunicação Social – UFSM). Além disso, intercambiar materiais/informações que dão visibilidade aos trabalhos realizados pelos agricultores destaca a contribuição da atividade de Relações Públicas junto às organizações”, salienta Pandolfo.

Eder acrescenta que a atividade de Relações Públicas ganha destaque junto à AGABIO, atuando nas suas parcerias com a EMBRAPA Clima Temperado, a Emater, a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), o Conselho de Missão entre Índios (COMIN), e com a Prefeitura Municipal de Tenente Portela, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Ao mesmo tempo, possibilita acesso à pesquisa científica, especialmente através das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) de agricultores de Frederico Westphalen e região em que a UFSM está inserida. A divulgação de iniciativas desse tipo assume especial relevância no Ano internacional da Agricultura Familiar (2014).

Além disso, o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural do Centro de Ciências Rurais da UFSM possui a linha de pesquisa “Processos de Inovação Sócio-Tecnológica e Ação Extensionista”. Nesta linha de pesquisa abordam-se as mediações, inovações sociais e tecnológicas, e suas relações com as ações e metodologias extensionistas, no contexto das organizações, instituições, políticas públicas, comunidades e povos tradicionais, bem como outras formas coletivas do rural. Tem-se como objeto de estudo: a educação do campo e a mediação de culturas e saberes; a extensão rural; as redes e tecnologias da informação e comunicação (TICs); as inovações e novidades em territórios rurais. (Fonte: www.ufsm.br/ccr)

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro
assessoriacesnors@ufsm.br