Grupo de pesquisa mostra resultados positivos em trabalho realizado na micro bacia do Lajeado do Pardo

foto 1A Engenheira Florestal Ângela Mendonça, integrante do grupo denominado “Gerenciamento Ambiental e Manejo de Recursos Hídricos (GAMRH)”, da UFSM Campus Frederico Westphalen, unidade CESNORS, apresentou no último sábado, 11, os resultados obtidos do projeto que tem como objetivo recuperar a nascente da micro bacia do Lajeado do Pardo, em Frederico Westphalen.
Na oportunidade reuniram-se no laboratório GAMRH, da UFSM Campus Frederico Westphalen, unidade CESNORS, a presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Jussara Cabral da Cruz, a presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Rio da Várzea, Simonia Oliveira, o secretário do meio ambiente e também integrante do comitê local, Ivan Viana, além de Vera Cancian da Emater/RS – Frederico Westphalen, e outros professores e pesquisadores da UFSM e UNIPAMPA.
Ângela Mendonça, atual mestranda no ramo recursos hídricos, Engenharia Ambiental, enfatiza a importância do evento: – esta visita técnica é importante para afirmar este trabalho que está sendo desenvolvido desde 2008, que é trabalhar com corredor ecológico e áreas degradadas, e principalmente, melhorar a qualidade da água em Frederico Westphalen.
DSC 3605Quem esteve na visita técnica, discutiu de forma entusiástica a realidade em que se encontrava a micro bacia, e o que já se conseguiu melhorar a partir da implementação do projeto. Para a presidente da ABRH é importante essa parceria entre a universidade e autoridades locais, já que além de ser discussão acadêmica, também é de interesse público: “essas são questões que precisam ser resolvidas para melhorar a qualidade ambiental, melhorando a qualidade ambiental melhora a saúde, melhora o retorno econômico, são muitas melhoras para a sociedade, e para a sustentabilidade das futuras gerações, que vão continuar produzindo e continuarão a ter água de boa qualidade”, salientou Cabral, presidente da ABRH.
A presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Rio da Várzea, Simônia Oliveira, ficou contente com o trabalho apresentado e sublinha as mudanças ocorridas na micro bacia, positivamente, antes e depois do trabalho desenvolvido:  “a gente fica feliz de ver a universidade envolvida e mostrando resultados e retorno para nossa comunidade”.
O trabalho desenvolvido faz parte do projeto de Gerenciamento Ambiental e Manejo de Recursos Hídricos (GAMRH), e é orientado pelos professores Prof. Dr. Genesio Mario da Rosa, Prof. Dr. Arci Dirceu Wastowski, Prof. Cirleni Dominga Felippe, Prof. Dra. Eliane Pereira dos Santos e Prof. Leandra Calazans Mann. Além do corredor ecológico, o projeto desenvolve ações de análise de água, preservação de nascentes, e todo processo de conservação de solo.
Para conhecer mais sobre o projeto acesse o site: http://coral.ufsm.br/gamrh/
Telefone para contato: (55) 37448964- ramal 8738

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro