8 Anos de Desenvolvimento Regional

O dia 16 de outubro marca a região de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões como premissa para o desenvolvimento local. Há 8 anos, iniciavam as atividades do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (Cesnors) da UFSM, que hoje conta com aproximadamente três mil alunos matriculados em 12 cursos de graduação, presenciais e EaD. Para a Administração do Centro, a Universidade significa incentivo ao ensino, à pesquisa, e à extensão na região Norte do estado. O vice-diretor, Rafael Lazzari, enfatiza que o Centro registra mais de mil egressos atuando e levando o nome da UFSM no Brasil e no “mundo afora”. “O Cesnors é uma soma de esforços”, completou ele.

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (16), no campus de Palmeira das Missões, o diretor Genésio Mario da Rosa, fez um resgate histórico, citando datas relevantes para o Centro até hoje. “A UFSM mudou o cotidiano e a economia da região com essa oportunidade da educação superior aos jovens”, ressaltou.

O reitor Paulo Afonso Burmann conclamou a todos os presentes, alunos, técnico-administrativos, docentes, além de representantes da comunidade que participaram do processo de criação do Campus, para que se siga em frente com o trabalho uníssono de ampliação e consolidação da Instituição. “Apesar das preferências pessoais de cada um, em gestão pública, somos situação ou oposição. No entanto, acredito que o bem maior é o que vamos deixar na Instituição, com nosso comprometimento”, destacou Burmann.

Frederico – “Foram 8 anos de muito trabalho”, disse Genésio, em evento na tarde desta quinta-feira (16), no campus de Frederico Westphalen. “Sintam-se fortemente abraçados, todos da comunidade acadêmica, alunos, técnico-administrativos e docentes, bem como os funcionários terceirizados. Todos labutam por uma causa: a educação pública”, concluiu Rosa.

O prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, salientou todos os pontos que o município de Frederico Westphalen já conquistou e segue avançando com a instalação da UFSM. Segundo ele, a rotina do município hoje mescla-se com a Universidade, em diversas áreas. “Há estudantes do Cesnors inseridos em várias seções da Administração Municipal”, afirmou. Roberto disse ainda que não existe comemoração presente sem resgate do passado. “A UFSM foi um divisor de águas para o município culturalmente e financeiramente”.

Paulo Afonso Burmann cumprimentou a todos os presentes pela data, destacando que não se pode pensar que os avanços em educação superior pública obtidos nos últimos anos sejam estagnados. “Figuramos no cenário nacional e internacional como destaque em educação, mas também por vencer desafios. Estamos felizes por estar aqui, e conscientes de que somos passageiros, diferentemente da Instituição, que permanece”, finalizou o reitor.

Servidor – Juntamente com as comemorações dos 8 anos, no Cesnors, iniciaram as atividades em homenagem ao Servidor Público, que comemora seu dia em 28 de outubro. Para tanto, ocorre programação diferenciada, como o Encontro Musical de Talentos dos Servidores da UFSM.

Fonte: ufsm.br

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro