Professor apresenta trabalho desenvolvido na região em congresso internacional

No período de 06 à 11 de outubro o prof. Oscar Agustín Torres Figueredo, docente do departamento de

Professor apresenta trabalho desenvolvido na região em Congresso Latino Americano de Sociologia RuralEngenharia Florestal da UFSM/FW esteve participando do IX Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia Rural, ocorrido na Cidade do México – MEX.

O professor apresentou o trabalho intitulado “Agroecologia como forma de Desenvolvimento Rural de Tenente Portela (RS) “, cujos autores são, além do professor, Mônique Andressa Longhi Silva, Jéssica Puhl Croda e Janaína Betto, acadêmicas do curso de Engenharia Florestal da UFSM/FW.

Os temas foram abordados e discutidos entre profissionais de mais de 17 países. Algumas temáticas comuns como a desigualdade social, pobreza rural, movimentos sociais, políticas públicas para o meio rural, diversificação sócio produtiva, cultura, agroecologia e segurança alimentar, globalização, migrações entre outros, formaram parte das apresentações e discussões entre os participantes.

Oscar Torres destaca que, “o mais importante deste tipo de evento é conhecer as realidades dos países latino-americanos e ver que as problemáticas são iguais, mas com distintas formas de enfrentar e solucionar por parte das comunidades. É importante também para estabelecer contato com pesquisadores de distintas instituições, que se dedicam aos estudos agrários, fortalecendo assim a perspectiva profissional para benefício do ensino, da pesquisa e da extensão rural que realizamos.”

O congresso é uma oportunidade de espaço social e acadêmico para a difusão, discussão e encontro dos estudiosos da sociologia rural. Destina-se ao fortalecimento dos vínculos institucionais, convocando acadêmicos, investigadores, professores universitários, membros de organizações, estudantes de pós-graduação em geral e sócios em particular, interessados nas questões camponesas e agrárias e debater desde suas próprias realidades territoriais e o destino rural da América Latina. O evento recebe sociólogos, economistas, historiadores, antropólogos, agrônomos, geógrafos e outros profissionais e estudiosos destas temáticas.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br