Saúde e segurança no trabalho será tema para debate no V Congresso Internacional de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho de Santa Maria

“Saúde e segurança no trabalho: direito fundamental dos trabalhadores.” Este é o tema central do 5° Congresso Internacional de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho de Santa Maria, que acontece entre os dias 06 e 08 de novembro, no Auditório Central da Unifra. Na programação, constam painéis e palestras com juízes, advogados e procuradores que atuam na Justiça do Trabalho, bem como professores de direito que lecionam em universidades do Brasil, Uruguai e Espanha. Entre as instituições que promovem o congresso, estão sete cursos de Direito de Santa Maria e região, incluindo o da UFSM.

O objetivo geral do evento é estimular o estudo e o conhecimento do direito material e processual do trabalho, proporcionando espaço de discussão sobre a temática da saúde e da segurança no trabalho. Para promover a cultura da prevenção de acidentes e de doenças relacionados ao trabalho, o congresso vai reunir juristas nacionais e estrangeiros, alunos de graduação e pós-graduação, professores, juízes, advogados, procuradores do trabalho, auditores fiscais, empresários, trabalhadores, pesquisadores, servidores públicos, dentre outros profissionais e interessados.

As inscrições podem ser realizadas na página www.ufsm.br/congressodireitotrabalho, com valores subsidiados para os acadêmicos das diversas instituições de ensino envolvidas. No mesmo endereço eletrônico, também está disponível a programação completa. Os participantes também poderão enviar artigos para fazer parte dos anais do evento.

O congresso é uma iniciativa do Foro Trabalhista de Santa Maria, Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/subseção Santa Maria, Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) e cursos de Direito das seguintes instituições de ensino: UFSM, Unifra, Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), Faculdade Palotina (Fapas) e Faculdade Antonio Meneghetti.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br