A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:
– à melhoria da qualidade da educação superior;
– à orientação da expansão de sua oferta;
– ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
– ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
A Avaliação Institucional segmenta-se em duas modalidades:
Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Conaes. A autoavaliação serve para subsidiar a gestão universitária, inclusive, para gerar projetos institucionais em várias áreas que poderão fazer parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), qualificando a gestão universitária. O resultado da autoavaliação proporciona às unidades de ensino a possibilidade de realizar seu planejamento por meio dos planos de ação, contribuindo com a verificação das necessidades da Instituição como um todo.
Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações.
O processo de Avaliação Institucional, em especial a Autoavaliação, busca examinar a Instituição integralmente, identificando a harmonia entre a missão e as diretrizes institucionais estabelecidas, visando à melhoria da qualidade da educação superior. Promove também a participação da comunidade universitária, de forma contínua, por meio da pesquisa de Autoavaliação.
Salientamos que o MEC não destina orçamento para o processo de avaliação. No entanto, a UFSM desde 2008 tem destinado recurso orçamentário visando maior efetividade do processo, uma vez que para executar esse recurso são elaborados planos de ação que devem levar em conta as demandas elencadas por meio do processo de autoavaliação.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é a comissão responsável pelo processo de autoavaliação e também pelo estabelecimento de critérios de distribuição destes recursos para cada unidade setorial. Neste ano foram destinados R$ 95 mil para cada uma das 15 comissões setoriais, totalizando R$ 1.443.000,00, sendo a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai), da Proplan o órgão executivo das deliberações da CPA.
Fonte:ufsm.br
Assessoria de Comunicação da Direção do Centro