Encontro reúne apicultores da região norte do RS para discutir alternativas de produção apícola

Apicultores da região Norte do Rio Grande do Sul estarão reunidos neste sábado, dia 22, para discutir alternativas para a produção apícola no 3º Seminário de Apicultura da Região Norte do RS. Promovido pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Apicultura da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, o seminário será realizado no auditório da UFSM em Palmeira das Missões.

A importância da flora apícola no manejo das colmeias, a produção e comercialização de produtos e o melhoramento genético de colmeias serão temáticas abordadas no seminário. Com palestras interativas, o conhecimento científico será abordado por professores universitários e pelo presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul (FARGS).

O 3º Seminário de Apicultura da Região Norte do RS objetiva agregar conhecimento aos apicultores sobre a cadeia apícola e sustentabilidade, e proporcionar a troca de experiências.

Programação:

8h às 9h: Inscrições e credenciamento (as inscrições para o seminário serão feitas no dia e local do evento ao preço de R$5,00 para estudante e portadores de Carteira Nacional de Apicultor (CNA) e de R$10,00 para demais participantes);

9h às 9h30min: Abertura oficial;

9h30min às10h30min: Palestra “A importância da flora apícola no manejo das colmeias” com o presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul (FARGS), Aldo Machado;

10h30min às 11h: Coffe break;

11h às 12h: Palestra “Pólen apícola: produção, comercialização e benefícios para a saúde” com o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Sílvio Lengler;

12h às 13h30min: Intervalo para almoço;

13h30min às 14h30min: Palestra “Potencial do própolis e sanidade apícola” com o professor  da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Andrés Delgado Cañedo;

14h30min às 15h30min: Palestra “Importância do uso da cera laminada” com palestrante da (AGRONATUR) Djalmar Schmidt

15h30min às 15h45min: Coffe break;

15h45min às 16h45min: Palestra “Melhoramento genético de colmeias” com o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rafael Aldrighi Tavares;

17h: Encerramento e entrega de certificados.

Durante o evento haverá troca de cera bruta por cera alveolada e distribuição de mudas de plantas apícolas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: dan.zoot@hotmail.com e pelos fones: (55) 3742 8825 com Luiz Eduardo, ou (55) 3742 8811 com Danilo.

Sobre o GEPEA

Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Apicultura (GEPEA), é um grupo de pesquisa que surgiu com o intuito de reunir ideias em prol do desenvolvimento da pesquisa e extensão, na área de Apucultura. O grupo é formado por professores, acadêmicos e técnicos administrativos em educação da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, que realizam as atividades do grupo no Laboratório de Estudo e Pesquisa com Abelhas (LEPA), pertencente ao Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br