Segunda edição do “Consertos de Escrita” finalizou nesta terça-feira
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Acadêmicos de diferentes cursos do campus participaram do curso “Consertos de Escrita”, que finalizou neste sexta-feira. O curso é ministrado pela professora Adriana Camponogara Aires da Silva, desde início de setembro, agora em sua 2a edição.
O maior desafio, segundo Adriana, é conseguir passar o máximo de conteúdo no menor tempo possível, sem que se perca a qualidade do ensino, e atender à todos, já que a turma é composta por acadêmicos dos vários cursos do campus.
Os acadêmicos relatam que a partir de agora, conseguem perceber muitos erros que cometiam antes, seja em conversas informais ou mesmo em textos acadêmicos.
O Núcleo de Apoio Pedagógico, que organiza o curso, pretende realizar mais edições nos próximos semestres, aprimorando sempre mais o “Consertos de Escrita”. O objetivo deste curso é trazer de uma forma mais dinâmica os conhecimentos da língua portuguesa, que está sempre em constantes mudanças.
2 a edição do “Consertos de Escrita” finalizou nesta terça-feira
Acadêmicos de diferentes cursos do campus participaram do curso “Consertos de Escrita”, que finalizou neste sexta-feira. O curso é ministrado pela professora Adriana Camponogara Aires da Silva, desde início de setembro, agora em sua 2a edição.
O maior desafio, segundo Adriana, é conseguir passar o máximo de conteúdo no menor tempo possível, sem que se perca a qualidade do ensino, e atender à todos, já que a turma é composta por acadêmicos dos vários cursos do campus.
Os acadêmicos relatam que a partir de agora, conseguem perceber muitos erros que cometiam antes, seja em conversas informais ou mesmo em textos acadêmicos.
O Núcleo de Apoio Pedagógico, que organiza o curso, pretende realizar mais edições nos próximos semestres, aprimorando sempre mais o “Consertos de Escrita”. O objetivo deste curso é trazer de uma forma mais dinâmica os conhecimentos da língua portuguesa, que está sempre em constantes mudanças.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.