Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Empresa de telefonia responde sobre pedido de melhoria do sinal no campus Frederico Westphalen

radio tower 500x660

A Direção do Centro entrou em contato com a telefonia móvel VIVO, solicitando melhorias do sinal de celular no campus Frederico Westphalen, que em seguida recebeu ofício da empresa com a seguinte resposta, como consta no 1o parágrafo do documento: “ informamos que o relevo e a distância da Universidade Federal de Santa Maria, impedem que a Estação Rádio Base (ERB) mais próxima transmita um bom sinal de celular, mesmo que residual, e no momento, não consta no projeto de expansão de cobertura da empresa a instalação de torre de celular na Linha Sete de Setembro, no município de Frederico Westphalen/RS.”

No 2o parágrafo, a empresa menciona que conforme item 4.12.7 do Edital 002/2007/SPV da ANATEL, o atendimento não é obrigatório em se tratando de área rural, desde que a área de cobertura contenha pelo menos 80% (oitenta por cento) da área urbana do Distrito sede do município atendido pelo serviço móvel Pessoal.

A empresa informa ainda a possibilidade de a localidade estar inserida na lista de um novo serviço, para áreas rurais: “Convém destacar que a licitação mais recente, Edital “4G/450MHz-rural”, pode ter contemplado a região solicitada por Vossa Excelência, bem como nas áreas rurais do Rio Grande do Sul, este compromisso foi assumido por outra Empresa Prestadora do Serviço de Telefonia Móvel Pessoal.”

Conheça o serviço 4G para áreas rurais

O serviço prevê banda larga 4G, baseado em Long Term Evolution (LTE), para regiões remotas do país, utilizando a nova frequência de 450 MHz.

Segundo a Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), a solução testada pelo CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) permite entrega de banda larga 4G em áreas rurais com velocidade de 25 Mbps no download e 12,5 Mbps no upload. A tecnologia vem sendo desenvolvida desde 2010 com apoio do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funtel), ligado ao Ministério das Comunicações.

O projeto é uma plataforma experimental do projeto Rede Sem Fio Avançada (RASF) do CPqD.

Segundo a Anatel, até 31 de dezembro de 2015 as áreas rurais até 30 km da sede de todos os municípios brasileiros terão cobertura na faixa de 450 MHz, com serviços de voz e dados. O critério de seleção da proposta vencedora da faixa de 450 MHz será o de menor preço ao consumidor.

Para acessar o edital de licitação deste serviço, clique aqui.

Para ver as áreas de prestação, clique aqui.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br