Campus Palmeira das Missões tem quatro trabalhos selecionados da JAI

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM divulgou a lista dos trabalhos vencedores do Prêmio, 40 melhores apresentações do Salão de Iniciação Científica da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), entre esses trabalhos apresentados, quatro eram da UFSM Campus Palmeira das Missões.

O primeiro deles com o titulo, ”A MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES NATURAIS DE OUTRAS CIDADES”, foi orientado pela Professora PALOMA DE MATTOS FAGUNDES e apresentado por CLAUDIA REGINA MACAGNAN (foto abaixo). O referido trabalho  é fruto de um estudo realizado na disciplina Pesquisa Aplicada à Administração e trata da Motivação e Satisfação dos Alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus Palmeira das Missões naturais de Outras Cidades, essa ideia originou-se no desejo de esclarecer o motivo que os alunos escolheram estudar nessa instituição e cidade,  já que a maioria não são naturais de Palmeira das Missões. Além disso, buscou-se saber a satisfação dos mesmos em relação à universidade e curso escolhido, pois a insatisfação, juntamente com a desmotivação vem sendo um dos principais fatores que levam o aluno à desistência.

20150325 145110

O segundo foi trabalho tinha como titulo, ”UMA REFLEXÃO SOBRE A ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL À SAÚDE DE JOVENS RURAIS”, foi orientado pela Professora ETHEL BASTOS DA SILVA e apresentado por ELIANA DANIELA HEISLER (foto abaixo). Relacionado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC) da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM- Centro de Educação Superior Norte do Estado do Rio Grande do Sul-CESNORS tem desenvolvido pesquisas com o tema “Violência Contra a Mulher Rural e Redes de Atenção” nos municípios de Jaboticaba e Palmitinho situados na região rural do noroeste do estado. Durante a pesquisa foram realizadas leituras de artigos, de materiais do Ministério da Saúde e de legislações relacionadas ao tema para embasar as discussões e reflexões nas reuniões do grupo.

Durante as reflexões e investigações, constatou-se que em Jaboticaba a população de jovens rurais é de 493 e de jovens urbanos é de 324 e na cidade de Palmitinho o número de jovens rurais é de 750 e de jovens urbanos é de 929, evidenciando a prevalência de jovens no meio rural em Jaboticaba e um número expressivo de jovens no meio rural quando comparado ao urbano, chamando atenção dos pesquisadores para essa população que historicamente tem sido invisível às Políticas Públicas de Saúde e que recentemente passou a ser alvo de maior investimento por parte das autoridades públicas.

A partir disso, o grupo de pesquisadores decidiu fazer uma reflexão teórica sobre os jovens do meio rural, vulnerabilidade e atenção integral a saúde tendo em vista que estes devem ser reconhecidos como sujeitos de direitos e, enviar a JAI.

20150331 133953

O terceiro trabalho, com titulo de ”ANÁLISE ECONOMÉTRICA DOS DETERMINANTES DO PIB BRASILEIRO NO PERÍODO 1996-2013”, foi orientado pela Professor NILSON LUIZ COSTA(foto abaixo), e apresentado pelo GESIEL DA SILVA MOURA (foto abaixo). Explicandos sobre a motivação em realizar o trabalho se deu a partir do interesse pela macroeconomia e em descobrir as variáveis que condicionam a produção interna no Brasil. Neste sentido, o estudo desenvolvido por Gesiel e orientado pelo Prof. Nilson teve o objetivo de identificar a importância dos investimentos privados, do consumo das famílias e das exportações na formação do Produto Interno Bruto do Brasil.

11079782 962672497111058 1407863387 n

E, por fim, o quarto trabalho, intitulado ”Análise da diversidade críptica Hyalella sp. coletadas em diferentes microhabitats”, foi orientado pelo Professor DANIEL ANGELO SGANZERLA GRAICHEN, e apresentado por LUCIANE CHIUZA DE SOUZA (foto abaixo). O trabalho surgiu de uma dúvida trazida até o laboratório de Genética Evolutiva pela professora Daniela Castiglioni. Ela havia coletado alguns exemplares de Hyalella (crustáceos) que apresentavam algumas diferenças morfológicas, mas estas diferenças eram muito pequenas para classificar as amostras como diferentes espécies. Então nós aplicamos uma metoidoilogia de DNA barcoding, que analisa o DNA mitocondrial de cada isolado para saber se pertencem ao mesmo táxon. Esta estratégia mostrou claramente que cada morfotipo da amostra pertencia a diferentes espécies.

fotos lita

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro