Acadêmicos de Agronomia realizam visita técnica na região do Cerrado Brasileiro

Acadêmicos do 7º semestre do curso de Agronomia, sob a Coordenação do Professor Claudir José Basso e acompanhado pelos professores Antônio Luis Santi e Diecson R. O. Silva, conheceram região do Cerrado Brasileiro. O Bioma Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira depois da Amazônia. Possui uma área de 206 milhões de hectares e apenas 12% é utilizado para culturas agrícolas.
Esse cenário tem grande importância no Agronegócio Brasileiro, por isso é importante o conhecimento das particularidades que envolve toda a produção agrícola nessa região. A atividade agrícola na região do Cerrado Brasileiro é recente quando comparada a outras regiões do Brasil. Neste contexto, essa tem representado uma excelente oportunidade de trabalho para muitos profissionais da Agronomia formados aqui na região Sul, até por que, uma grande parcela de produtores que fazem agricultura nessa região do Cerrado é oriunda da Região Sul do Brasil.
O objetivo dessa viagem foi estimular os alunos a buscar estágios e a própria colocação profissional nessa região onde muitos sulistas desenvolvem agricultura.

Diário de Campo

15/06/2014 – Serra Bonita Sementes – Unaí  – MG
Pela parte da manhã houve apresentação da empresa, troca de ideias e visita na estrutura da sementeira. Na parte da tarde os alunos conheceram lavouras de soja, feijão e milho para semente. A empresa possui. Toda a visita foi acompanhada pelo Diretor Geral Ivandro Graneto, Engenheiro Agrônomo formado pela UFSM.

1

16/06/2014 – Agrícola Wehrmann – Brasília – DF
Neste dia os alunos puderam conhecer uma empresa de hortifrutigranjeiros. A empresa trabalha com produção de batata semente, beterraba, cenoura, cebola e alho. Possui 2.700 há com pivô central. Os alunos acompanharam os procedimentos para limpeza varietal do alho e cebola, beneficiamento da batata, colheita da cebola, além de conhecer todas as culturas no campo e seu manejo.

2

17/06/2014 – Fazenda Pamplona – Grupo SLC Agrícola – Cristalina  – GO
A Fazenda é pertencente à SLC Agrícola. Inicialmente os alunos tiveram uma breve apresentação da empresa, acompanharam a colheita do algodão, visitaram e aprenderam sobre o manejo do algodão em lavoura de sequeiro e em pivô central. Observaram e aprenderam mais sobre trigo em pivô e café em pivô. Além disso, acompanharam o beneficiamento do algodão.

3

18/06/2014 – Brasília – DF; destino a Uberada – MG
Na quinta-feira os alunos se dirigiram a cidade de Uberaba-MG, no caminho passaram por Brasília, conhecer rapidamente aonde fica concentrado o governo do nosso país.

4

Para finalizar a viagem os alunos conheceram uma usina de cana de açúcar, a Usina Coruripe. Durante a visita os alunos puderam observar e conhecer todos os processos da cana na usina, desde o preparo do solo, cultivo, manejo, colheita até a produção de açúcar e de etanol.

5

Os acadêmicos retornaram ao Sul do país com enorme bagagem de conhecimento e aprimoramento da cultura. Entendemos que o profissional de agronomia deve ser dotado de elevado senso crítico em relação aos problemas e que consiga observar de forma holística o setor produtivo independente da escala de produção. Para isso, conhecer as diferentes realidades em que está e que poderá estar inserido é parte da sua formação, até por que, cada vez mais será cobrada do profissional da agronomia uma capacitação voltada ao desenvolvimento agrícola, aliando tecnologias para produção, capaz de tronar a agricultura uma atividade ecologicamente sustentável, socialmente justa e economicamente rentável.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br