Palestra “Mídia, religião e intolerância: a circulação dos discursos de ódio e a produção da subjetividade contemporânea” ocorrerá na UFSM-FW

Palestra Mídia religião e intolerância-1No dia 2 de julho ocorrerá na Sala 02 – Bloco TV da UFSM campus Frederico Westphalen, a palestra “Mídia, religião e intolerância: a circulação dos discursos  de ódio e a produção da subjetividade contemporânea”. A palestra aborda as discussões que a professora Aline Roes Dalmolin vem desenvolvendo no âmbito do projeto que coordena na UFSM, intitulado “Moralidades contemporâneas, fundamentalismos pós-modernos: a circulação dos discursos de ódio na mídia”, e no grupo de pesquisa “Circulação midiática e estratégias comunicacionais”. O projeto analisa a circulação dos discursos de ódio (hate speech) no contexto midiático, circundando os significados e sentidos em torno da moralidade (FASSIN, 2012, 2013), da biopolítica (AGAMBEN, 2010; FOUCAULT, 2002) e dos valores contemporâneos (DUARTE, 2013). Trata-se de um estudo que busca abarcar a emergência de uma gama de acontecimentos no contexto da midiatização, no que tange ao entrecruzamento entre biopolítica e religião, discurso, mídia, jornalismo e produção de subjetividade. Serão analisados, como exemplos, alguns dos recentes acontecimentos envolvendo a interrelação entre intolerância religiosa, homofobia, racismo e discriminação por gênero e que circulam pela rede, repercutindo em violência simbólica e não raro em violência física.

Palestrante: Profa. Dra. Aline Roes Dalmolin – FACOS | UFSM

Debatedora: Profa. Ma. Vera Martins – DECOM | UFSM – FW

Data: 02 / julho / 2015

Horário:  09:00