Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Nota da Direção do Centro à comunidade

No dia 01/07/2015 foi realizada uma reunião da PROPLAN com todos os Diretores de Centro, onde foram repassadas informações sobre o Orçamento de 2015.
Diante disso, no dia 07/07/2015 a Direção dos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, Prof. Genésio Mario da Rosa e prof. Rafael Lazzari, realizaram reunião com os Chefes de Departamento dos dois campi para repassar tais informações:

1 – O total do orçamento do CESNORS, previsto para o ano de 2015 seria de R$ 1.053.374,29, dividido em 70% para custeio, diárias e passagens (R$ 737.362,00) e 30% para investimentos (R$ 316.012,29). Não incluído o valor destinado para infraestrutura (prédios e calçamento).

2 – Com o ajuste fiscal, o contingenciamento repassado às universidades se constituirá em corte 10% no custeio e 50% no investimento, ficando da seguinte forma o valor que será repassado ao Centro: Custeio, diárias e passagens (R$ 663.625,80) e investimento (R$ 158.006,14) onde o montante soma o total de R$ 821.631,94.

3 – Na análise final, considerando o recurso total do CESNORS o contingenciamento corresponde a 22%.

4 – Vale ressaltar que, como o MEC ainda não definiu o IDR 2015 para as universidades (procedimento sempre feito até o final de março) o recurso ainda não foi repassado na sua totalidade. O valor até o momento repassado é de R$ 331.774,00 para Custeio, diárias e passagens (50%) e R$ 142.231,00 para investimento (90%).

5 – Diante do curto prazo para execução do orçamento, previsto como prazo fatal para dia 15/10/2015, pedimos a compreensão de todos para que possamos fazer uso racional e eficiente deste orçamento.
Para tanto salientamos ainda que:
– Seja realizado levantamento detalhado dos itens a serem consumidos no corrente ano e nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2016, para sua previsão de compras;
– Avaliar com cautela as liberações de recursos para atividade extracampos (locação de viaturas, diárias e passagens);
– Priorizar a manutenção de equipamentos em relação à aquisição de novos;
– Reformas e ampliações devem ser em um primeiro momento, apenas previstas, sem previsão de prazo para execução;
– Quanto ao uso de todos os itens de custeio, solicitamos que seja redobrada a cautela para o consumo consciente, priorizando as atividades didáticas de formação;
– A preservação do patrimônio, sabemos que sempre foi uma preocupação de todos, mas redobramos nosso chamamento para que ao primeiro sinal de algum defeito ou avaria, o setor de patrimônio seja comunicado para que seja realizada a devida manutenção, evitando danos e gastos maiores;

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br