Pesquisa realizada por servidores da UFSM-FW traça um perfil dos alunos egressos dos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões

Pouco conhecimento se tem da trajetória dos alunos que concluem seus cursos de graduação. Esse acompanhamento dos egressos auxilia na avaliação qualitativa do ensino. Pensando nisso, servidores criaram, em 2013, o Projeto de Acompanhamento de Estudantes Egressos do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS). O trabalho está inserido na perspectiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ligado à Comissão Própria de Avaliação Setorial (CPA) do Centro.

Esse projeto resultou em uma pesquisa com os egressos formados nos anos de 2010 e 2011 dos cursos de graduação dos dois campi do CESNORS. No campus de Frederico Westphalen, responderam ao questionário da pesquisa egressos dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Jornalismo. Em Palmeira das Missões, participaram da pesquisa egressos dos cursos de Administração (diurno), Administração (noturno), Enfermagem e Zootecnia. O questionário foi aplicado entre os meses de abril e junho de 2013, realizado com egressos formados há pelo menos um ano. Buscou-se mapear a condição do discente no cenário profissional e a satisfação e avaliação do acadêmico com o curso realizado a partir da sua experiência depois de formado.

Untitled InfographicUntitled Infographic2Untitled Infographic3Untitled Infographic4

A partir das respostas e depoimentos dos egressos, surgiram alguns apontamentos sobre os cursos, como a necessidade de maior incentivo às atividades práticas, disciplinas com maior foco no mercado de trabalho, maior interação do curso com as empresas da região, ampliação dos campos de estágio, melhoria dos laboratórios, ampliação das visitas técnicas, aproximação da sociedade com a universidade e incentivo à assistência técnica.

Raquel Gobbi, egressa de Engenharia Florestal, diz que sentiu falta de experiências práticas e de tempo disponível durante o semestre para estágios na área. “Acredito que por ser um curso de período integral, acaba limitando as opções de estágio do aluno apenas para laboratório e projetos na universidade, sendo que o mercado de trabalho exige muito mais do que experiências acadêmicas para quem não quer seguir mestrado”, comenta Raquel. Já Tuane Nicola, egressa de Relações Públicas, considera que a academia lhe deu uma ótima base, tanto teórica, quanto prática. “Foi uma base muito importante para minha atuação profissional, além de que o contato com o mercado já na academia começa a te dar uma visão dos desafios e do trabalho a ser realizado”, diz a egressa.

Aproximar os currículos da formação acadêmica com a realidade regional é um dos desafios constantes do CESNORS e deve ser levado como prioridade dos professores na hora de elaborar o plano de ensino das disciplinas. Também é importante que a comunidade local tenha conhecimento dos trabalhos realizados pela faculdade e se insira nesse meio. Os acadêmicos também apontaram que a relação entre aluno e professor deve ser horizontal, havendo um processo de ensino aprendizagem participativo e democrático. A atualização dos currículos é vista por eles de extrema importância para acompanhar as mudanças nas diversas áreas da sociedade.

Parte do grupo de servidores que realizaram o trabalho.
Foto: Divulgação

Para Ricardo Cocco, técnico em Assuntos Educacionais da UFSM/CESNORS, campus Frederico Westphalen, e um dos autores do trabalho, a pesquisa permitiu chegar à uma série de apontamentos. “Os resultados apontaram para a necessidade de um acompanhamento permanente e atento dos processos de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino superior e o quanto a perspectiva e o olhar dos egressos, a partir da sua condição, sobre estes processos, pode contribuir para a melhoria da qualidade da formação acadêmica e humana nestas instituições”, declara Cocco.

Os resultados desta pesquisa foram apresentados no 9º Congresso Internacional de Educação Superior Universidad – 2014, em Havana – Cuba; no VIII Simpósio Nacional de Educação 2014 em Frederico Westphalen; no Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: perspectivas Contemporâneas 2014 em Criciúma, além da Jornada Acadêmica Institucional (JAI) na UFSM em 2013.

A UFSM/CESNORS já formou mais de 1.400 alunos. Segundo dados de alunos matriculados em 2013, o CESNORS recebe estudantes de mais de 160 municípios do estado do Rio Grande do Sul, mais de 25 municípios do estado de Santa Catarina e 10 do Paraná e também dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Atualmente são cerca de 2.350 alunos matriculados.

Conheça o artigo completo sobre a pesquisa realizada pelos servidores: Ricardo Cocco, Graciela Ló Nunes, Sirlene Aparecida Santos, Solange Busanello Kempka, Adriana Camponogara Aires da Silva.

Fonte: Agência da Hora

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro