Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – 2015

Com o objetivo de promover a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência, o evento acontecerá entre 21 e 28 de agosto de 2015, por meio de uma parceria entre a APAE-FW, o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Frederico Westphalen e o Grupo de Extensão Comunicação, Tecnologia e Acessibilidade da UFSM – campus Frederico Westphalen, com o apoio da Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen.

O tema que norteará a programação em 2015 será “Inclusão se conquista com autonomia”. Segundo a Federação das APAES (FENAPAES), ser considerado incluído não é apenas estar na escola, mas fazer parte de forma ativa no processo ensino-aprendizagem. Nesse processo, cada vez mais o ensino superior tem recebido alunos com deficiência e tem avançado no atendimento e permanência, compreendendo a inclusão como direito do sujeito. Para tanto, se faz necessária a participação de vários atores sociais que garantam acesso e permanência escolar. Da mesma forma, é preciso avançar na configuração de políticas públicas que deixem claras as diretrizes e princípios dos direitos e deveres das pessoas com deficiência. Acredita-se que somente assim a pessoa com deficiência sairá da invisibilidade e passará a ser identificada como ativista na luta pela conquista da igualdade de oportunidades, participação, inclusão social e autonomia (FENAPAES, 2015).

PROGRAMAÇÃO 2015 – FREDERICO WESTPHALEN

21 DE AGOSTO

MANHÃ – Sessão de cinema com acessibilidade (áudio-descrição)

Mediação: Jorge de Souza (UFFS)/Lais piovesan (psicóloga – UFSM/FW) e Janaína Gomes (UFSM/FW)

Local: APAE-FW

Local: E.E.E.F.M. Cardeal Roncalli /

Hora: 10 horas

TARDE – Sessão de cinema com acessibilidade (libras e áudiodescrição)

Mediação: Jorge de Souza (UFFS)/Lais piovesan (psicóloga – UFSM/FW) e Vanice Hermel (URI/FW)

Local: APAE-FW

Local: E.E.E.F.M. Cardeal Roncalli

Hora: 15:30 horas

NOITE – Sessão de cinema com acessibilidade filme: Tropicália – documentário de Marcelo Machado

Mediação: profa. Dra. Janaína Gomes – UFSM/FW

Tema: Acessibilidade cultural e áudio-descrição

Local: URI/FW – salão de atos

Hora: 19h30min

24 DE AGOSTO

MANHÃ – Atividades culturais dos alunos da apae exposição de artesanato

Local: Praça da matriz/largo Vitalino Cerutti (em caso de chuva ginásio da APAE-FW)

Hora: 9 horas

TARDE – Atividades culturais dos alunos da apae exposição de artesanato

Local: Praça da matriz/largo Vitalino cerutti (em caso de chuva ginásio da APAE-FW )

Hora: 14 horas

Minicurso – Compreendendo a produção de eventos com acessibilidade.

Coordenação: profa. Ma. Vera Martins – UFSM/FW

Colaboradores: profa. Helen Cristine Milani: tradução e interpretação em libras; Luiz Miritz (empresa: Som Maior Pro): uso de equipamentos dedicados à áudio-descrição; Rubia Steffens (estudante de jornalismo UFSM/FW): cerimonial e adaptação de material em braille; Aline Lorini (estudante de Relações Públicas): públicos e acessibilidade.

Local: E.E.EF.M. Cardeal Roncalli

24 DE AGOSTO

TARDE – Oficina: acessibilidade como prática na educação superior

Ministrante: profa. Ma. Fabiane Breitenbach (UFSM)

Local: sala 305 c – prédio 10 – URI-FW

Inscrições: vanice@uri.edu.br

Vagas limitadas: 40

NOITE – Apresentação cultural – Grupo de dança APAE-FW

Palestra – Acessibilidade física: acesso e permanência de alunos no espaço acadêmico

Coordenação: prof. Me. Lucas Tadeu B. Amarante (URI/FW)

Palestrantes: Empresa júnior (URI/FW)

Local: salão de atos – URI/FW

Hora: 19 horas

Mesa redonda – Como avança a cultura da acessibilidade na educação superior?

Palestrantes: profa. Ma. Fabiane Breitenbach (núcleo de acessibilidade UFSM): Como avança a cultura da acessibilidade na educação superior?;

Prof. Me. Jean Minuzzi (direito URI/FW): A lei na produção de igualdade;

Mediador: prof. Me. Cesar Riboli (Direito – URI/FW)

Local: salão de atos – URI/FW

TARDE ATIVIDADES ARTÍSTICAS MUSICAIS – RÁDIO SOL DA AMÉRICA

LOCAL: APAE/FW
HORA: 13 horas NOITE PALESTRA: Acessibilidade digital
PALESTRANTES: Prof. Me. Mauricio Suzbach e acadêmico Valencio Marcolin (URI-FW)
LOCAL: E.E.E.F.M. Cardeal Roncalli
HORA: 19 horas

PALESTRA: Grupo de Pesquisa da UFSM/FW: Comunicação, Tecnologia e Acessibilidade
PALESTRANTES: Prof. Dr. Cristiano Bertolini (UFSM): Apresentação do Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Acessibilidade;
Paulo Henrique Vianna (UFSM): Análise de Acessibilidade Aplicada ao Website da Universidade Federal de Santa Maria;
Acadêmica Carine Piovesan (Sistemas de Informação UFSM): Processo de Classificação de Regras de Acessibilidade Web.
LOCAL: E.E.E.F.M. Cardeal Roncalli
HORA: 20 horas