Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Agência Da Hora é a melhor Agência Jr. de jornalismo do Brasil



A Agência Experimental de Notícias Da Hora, da UFSM campus Frederico Westphalen, recebeu, na segunda-feira (7), o prêmio Expocom de melhor Agência Jr. de jornalismo a nível nacional. O troféu foi conquistado no Intercom Nacional, no Rio de Janeiro, que ocorreu dos dias 4 a 7 de setembro e reuniu mais de 4,2 mil congressistas na UFRJ, campus Praia Vermelha.

A XXII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) premia os melhores trabalhos experimentais produzidos por alunos da área de Comunicação. O prêmio integra a programação do Congresso de Ciências da Comunicação – Intercom, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Para chegar à etapa nacional do Expocom, é preciso primeiro vencer a premiação regional, que ocorreu em junho, na cidade de Joinville (SC). A fase regional também premiou o trabalho Abrace a Cidadania, de alunos de Relações Públicas da UFSM/FW.

O projeto Agência Da Hora é coordenado pelo professor Carlos André Echenique Dominguez e foi representado no congresso pela bolsista Eduarda Wilhelm Possenti. Dominguez considera o prêmio um reconhecimento muito importante para os trabalhos realizados. “São oito anos de muito aprendizado A Agência Da Hora é uma ideia de que jornalismo se aprende fazendo jornalismo e refletindo sobre essa pratica”, declara o professor. Para Eduarda, poder representar o trabalho árduo e dedicação de todos os envolvidos nesse projeto é um orgulho muito grande. “Fico muito feliz de fazer parte deste projeto que me ensinou muito sobre a prática do jornalismo e levar esse prêmio para a UFSM/FW é muito gratificante”, considera a acadêmica do sexto semestre do curso.

A Expocom premiou 69 trabalhos em modalidades distintas, de 286 apresentados. Na modalidade Agência Jr. de Jornalismo concorreram, além da Da Hora, mais três agências de diferentes regiões do país. A escolha do melhor trabalho leva em conta a criatividade, originalidade, inovação tecnológica e qualidade técnica do produto. Na fase nacional a avaliação é feita por um juri presencial, que analisa a qualidade da apresentação, e um juri virtual, que leva em conta o paper escrito e os produtos anexados na inscrição.

A Agência Experimental de Notícias da Hora, do Curso de Jornalismo, foi criada em 2007 como um espaço onde os alunos podem exercer a prática do jornalismo diário por meio da realização de coberturas de eventos culturais e produção de material multimídia por meio das redes sociais, site, Web TV e Web Rádio.

Todo conteúdo produzido pode ser utilizado por meios de comunicação da região ao Alto Médio Uruguai de forma gratuita, desde que respeitado os devidos créditos e direitos de autoria. O projeto contribui para suprir a necessidade de informação da região e, consequentemente, para o seu desenvolvimento.

Participam da Agência alunos bolsistas, acadêmicos matriculados na disciplina complementar de graduação Agência Experimental de Notícias e demais alunos de todos os semestres, que atuam de forma voluntária.

É a segunda vez que a Agência Da Hora conquista o Expocom Nacional, tendo levado o prêmio também em 2009.

Todo conteúdo produzido pode ser encontrado no site.

Texto: Eduarda Wilhelm Possenti, Agência Notícias Da Hora

Foto: divulgação

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-4310

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes