O professor Lorimar Francisco Munaretto do departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais da UFSM campus Frederico Westphalen teve o livro de sua autoria intitulado “Avaliação de Desempenho Organizacional em Cooperativas de Eletrificação – Um estudo sobre o uso de indicadores de desempenho” editado por meio do SESCOOP/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul). O livro é o resultado de sua tese de doutoramento e discorre sobre a importância da utilização dos modelos de avaliação de desempenho organizacional para as Cooperativas de Eletrificação (CEs).
Lorimar realizou uma compilação teórica sobre os principais modelos de avaliação de desempenho organizacional, suas características e finalidades de abordagens. Além disso, descreveu o surgimento de cooperativas e das cooperativas de eletrificação e seu quadro atual. Também propôs uma relação de indicadores para CEs e a proposta de metodologia geral de avaliação de desempenho para as Cooperativas de Eletrificação.
Para a composição do Modelo de avaliação, o delineamento metodológico, foi composto por três etapas: na primeira etapa por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo grupo focal, foi realizada a complementação teórica dos indicadores apurados por meio da revisão teórica do estudo, na segunda etapa da pesquisa por meio de uma pesquisa quanti-qualitativa pelo método Delphi, com 15 (quinze) especialistas em CEs, foi possível a seleção de 41 indicadores de desempenho para compor o Modelo de Avaliação. A última etapa do estudo, por meio de uma pesquisa quantitativa, do tipo survey, foi possível verificar junto as CEs, do Brasil, o uso e a finalidades dos indicadores selecionados no modelo.
O modelo de avaliação de desempenho organizacional foi formado por 41 (quarenta e um) indicadores de desempenho, que foram agrupados em 7 (sete) dimensões, que são: Econômico-financeira, eficiência operacional, pessoas e inovação, qualidade técnica e comercial, satisfação do consumidor, relacionamento com associados apresenta como principais finalidades, o monitoramento e controle, a formulação e implementação de estratégias, a legitimidade das ações das diretorias, a comunicação interna e externa aos seus diversos stakeholders e a finalidade de educação e aprendizagem. No final do livro o autor apresenta como contribuição gerencial, as etapas que compõe a proposta da metodologia geral de avaliação de desempenho para as CEs.
Assessoria de Comunicação da Direção do Centro
assessoriacesnors@ufsm.br