Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

UFSM é destaque em ranking da Folha

A Universidade Federal de Santa Maria conquistou a 18ª posição no Ranking Universitário Folha (RUF) 2015. Com 83,85 pontos na média geral, a instituição é a segunda melhor colocada no Rio Grande Sul – apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ficou em 5° lugar, está à frente. A primeira colocada geral no ranking das universidades é a Universidade de São Paulo (USP).

O RUF avalia cinco itens: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. O índice de ensino é analisado a partir de consultores do Ministério da Educação. O percentual de pesquisa considera o total de publicações indexadas, entre 2011 e 2012, pela Web Science. O item mercado de trabalho é obtido a partir de consulta a headhunters de empresas e de instituições, que citam as três instituições de ensino que priorizam na contratação. A inovação compreende o número de pedidos de patentes feitos, entre 2004 e 2013, ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial. E o quesito internacionalização é obtido a partir da quantidade de citações de trabalhos da instituição avaliada em artigos de grupos internacionais. A UFSM obteve a 18ª colocação no ensino, a 16ª em pesquisa, a 40ª em mercado, a 20ª em inovação e a 45ª em internacionalização.

O RUF também avaliou os cursos individualmente. Os melhores colocados da UFSM foram:

Medicina Veterinária – 6° lugar

Agronomia – 7° lugar