UFSM de Frederico participa de evento internacional de Avaliação da Educação Superior

12026395 890951751000973 728199278 nEntre os dias 17 e 18 de setembro de 2015 representantes da Comissão Setorial de Avaliação da UFSM de Frederico Westphalen participaram do Simpósio Avaliação da Educação Superior, o AVALIES, sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento debateu questões importantes sobre a Avaliação Institucional como uma área do conhecimento científico, sobre as formas de ranqueamento de Universidades no Brasil e no mundo, contou com Apresentação Oral de  11 artigos de Instituições Brasileiras, e de Universidades como do Japão, Uruguai, Argentina, EUA. Além de Autoridades como o Secretário Executivo do MEC, Jorge Almeida Guimarães e a jornalista responsável pelo ranqueamento do Jornal Folha de São Paulo, Sabine Righetti também ministraram painel no evento (Programação completa: Programação)

Em paralelo ao evento foi realizada uma mostra de artigos científicos importantes para o tema. Entre muitos artigos enviados 25 foram selecionados para Apresentação Oral e 10 para Apresentação de Pôsteres, sendo dois destes produzidos pela UFSM. Com o artigo “Avaliação da Educação Superior: Análise do Processo de Autoavaliação da Educação Superior de uma Unidade Descentralizada da UFSM”, o campus de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões esteve representado pela Secretária Executiva, membro da Comissão Própria de 12037825 890951777667637 1296714136 oAvaliação (CPA) da UFSM e Coordenadora Setorial de Avaliação (CSA) de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, pela Secretária Executiva Damaris Casarotto e pelo acadêmico bolsista Rafael Franceschet, bem como Cleomar Fabrizio e Fernanda Buriol também assinam o artigo.

Com o objetivo de estimular a geração de conhecimento, debater o estado da arte e provocar a interação entre os participantes do evento, discutir formas de tornar a avaliação institucional uma ferramenta que auxilie a gestão e ainda, consolidar e validar a importância das avaliações para reparos e aprimoramento das diversas faces das Instituições.  Vale lembrar que a Autoavaliação Institucional realizada pelo campus de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, liderada pela Comissão Setorial de Avaliação do CESNORS, tem nível de excelência dentre os Centros da Universidade Federal de Santa Maria, a partir da sensibilização e participação efetiva de todos os segmentos da comunidade interna. Confira aqui os resultados da última autoavaliação realizada no Centro: Autoavaliação.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br